Exemplos de Falácias
Exemplos de 12 falácias:
Falácia: Argumentum ad hominem com ataque pessoal.
Falácia da bola de neve.
Falácia: apelo à autoridade.
Falácia da inversão do ónus da prova.
Falácia: evidência anedótica.
Falácia: apelo ao ridículo.
Falácia do espantalho.
Falácia da falsa dicotomia.
Post scriptum: geralmente quem fala isso nunca doou meio centavo para criança carente alguma…
Falácia do poço envenenado.
Falácia: argumentum ad populum, apelo à popularidade.
Falácia: petição de princípio.
Falácia: apelo à natureza (a minha preferida!).
Related
Gerardo Furtado
Gerardo Furtado é professor de biologia no ensino secundário, e autor do blog Biologia Evolutiva. Escreve ficção e não ficção, especialmente divulgação científica. Interessa-se não só pelas ciências da vida mas pelos mais diversos ramos da ciência, e é encantado por tudo que tenha a ver com a exploração do espaço, desde o projeto Mercury até a Estação Espacial Internacional.
2 comentários
Só devo discordar da última falácia mostrada, é no mínimo estranha, pois há notavelmente um argumento ideológico, não realista, o da “factory firms”.
A justificativa do “Zé” é até mais aceitável comparando com esse argumento, pois como espécie somos onívoros e a proteína da carne teve papel importante no desenvolvimento do nosso cérebro, junto com o cozimento dos alimentos.
A justificativa da “pegada ecológica” até que é racional devido ao efeito estufa, mas citar o tal de “factory firms” é ridículo.
Olá.
Gostei bastante dos exemplos que citaste, Gerardo. Penso que seja bastante útil na explicação de cada falácia, a exemplificação é o melhor método para fazer com que as pessoas entendam. O único ponto negativo, que não é tão negativo assim, é que penso que seria melhor se tivesses escrito a definição de cada falácias. Seria algo a facilitar o entendimento de quem lê. No caso da “petição de princípio” precisei estudar um pouquinho mais sobre ela para entender porquê o exemplo se encaixava.
Abraço.