O eclipse solar parcial será visível em Portugal e não no Brasil. Em Portugal Continental o máximo do eclipse ocorrerá pouco depois das 9 horas da manhã locais. Ver tabela abaixo.
A totalidade do eclipse solar não será visível em Portugal, no Brasil, ou em qualquer país de língua portuguesa.
Em grande parte do mundo, incluindo Brasil, não se verá qualquer eclipse (total ou parcial).
Sugerimos que contactem a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMÁCIAS a perguntar pela disponibilidade dos óculos especiais para observação em segurança do eclipse parcial. Os números de telefone são 21 340 06 00 ou ainda 21 347 29 94.
É extremamente importante para a sua SEGURANÇA que leia o manual. Não há qualquer responsabilidade da parte do autor ou do AstroPT por má utilização das regras divulgadas na lista logo depois da tabela.
FONTE: http://www.vercalendario.info/pt/lua/portugal-20-marco-2015.html
Manual de segurança da observação do eclipse solar parcial
NOTA IMPORTANTE: Em circunstância alguma, NUNCA aponte binóculo e telescópio sem filtro apropriado para o Sol, sob grave perigo de ficar irreversivelmente com cegueira absoluta. Para sua própria segurança LEIA TODAS as regras abaixo indicadas.
O autor não se responsabiliza por quaisquer problemas que advenham da má utilização das regras deste manual.
1ª regra: NUNCA observar sem óculos de protecção especial.
2ª regra: NUNCA usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas para fotografias a cores, negativos de fotografias, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaróides, filtros Wratten, folhas de alumínio em quaisquer ocasiões e circunstâncias na observação do Sol. Evite os filtros Mylar. Não é recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador, mesmo o de #14.
3ª regra: NUNCA usar os óculos especiais de protecção ocular* combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos ópticos. Os óculos especiais com a norma europeia supracitada apenas SÓ devem ser usados para observação ocular directa. E deve-se fazer intervalos frequentes para descanso a fim de o olho não aquecer demasiado.
4ª regra: NUNCA utilizar os filtros solares** para serem colocados na ocular do instrumento óptico, ou seja, a lente onde se encosta o olho para ver.
5ª regra: NUNCA fazer uso de óculos especiais de protecção ocular que já tenham sido utilizados ou que estejam guardados, porque podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se que a queimadura do olho é indolor e o perigo é demasiado para arriscar com óculos especiais de protecção ocular pouco fiáveis seja de onde for a sua origem (o mesmo para os filtros solares). Importante testar a segurança do óculo especial de protecção ocular olhando com eles colocados para uma fonte de luz bem forte em casa e procurar por falhas, imperfeições no filtro do óculo.
6ª regra: NUNCA exceder observação contínua com óculo de protecção especial por períodos de mais 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina. IMPORTANTE lembrar que o aquecimento da retina não é sentido por nós como sentimos o aquecimento da pele, UMA VEZ que a queimadura da retina, derivado do aquecimento desta, é INDOLOR! Se prolongar demasiado a observação, a retina começa a aquecer e não nos apercebemos desse aquecimento, podendo ocorrer lesões irreversíveis – a cegueira parcial ou total. Além disso evita-se que o filtro aqueça em demasia, reduzindo assim a possibilidade de deteriorar o óculo de protecção especial.
* Os óculos especiais de protecção ocular são vendidos nas farmácias, e devem ter marca CE obrigatória, que cumprem a Norma Europeia EN 169/1992 e a Directiva Europeia CEE 89/686), ou peça por óculos reconhecidos pela autoridade de Saúde do país onde se encontra que esteja dentro da zona do eclipse (ver figura acima).
** Os filtros solares para binóculos e telescópios devem ser comprados em lojas especializadas de Astronomia.
2 pings
[…] eclipse total foi visível apenas nas ilhas Faroé – arquipélago dinamarquês localizado no Atlântico entre a […]
[…] sabem, ontem tivemos um Eclipse Solar. Milhares de fotos foram feitas. De entre elas, destaco esta imagem feita a partir do sul de […]