Esta imagem capturada em 07 de julho de 2015 pela espaçonave robótica New Horizons foi obtida quando estava a 8 milhões de quilômetros de Plutão. A foto combina dados coloridos na mais detalhada visão do famoso mundo a ser explorado. Os cientistas da missão receberam os dados desta imagem em 08 de julho, pela manhã. Esta foi a primeira foto de Plutão obtida depois da anomalia ocorrida em 4 de julho que colocou a espaçonave em modo de segurança.
A região fotografada inclui a ponta de uma área escura alongada ao longo do equador de Plutão que já foi apelidada de “a baleia”.
A região brilhante em forma de coração no lado direito possui cerca 2.000 quilômetros de diâmetro, possivelmente coberta com uma geada de metano congelado, nitrogênio e/ou monóxido de carbono.
Acima destas duas regiões (a baleia e o coração) está um dos polos de Plutão, em cor intermediária.
Esta imagem está centrada perto da área que será vista durante o muito antecipado encontro de 14 de julho, quando a New Horizons executará um voo rasante sobre Plutão a uma distância estimada em cerca de 12.500 quilômetros .
Jeff Moore, líder do time Geology, Geophysics and Imaging no Ames Research Center, exclamou:
Quando observarmos esta mesma parte de Plutão na máxima aproximação, veremos porções com resoluções 500 vezes melhores do que observamos agora. Será incrível!
Fontes
NASA JPL: NASA’s New Horizons: A “Heart” from Pluto as Flyby Begins
APOD: 5 Million Miles from Pluto – Crédito da Imagem: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
._._.
Últimos comentários