
Sinais da geologia de Plutão são revelados nesta imagem tomada em 09 de julho de 2015 pela New Horizons a uma distância de 5,4 milhões de quilômetros.
Plutão está no foco da comunidade científica.
À medida que a espaçonave robótica New Horizons se aproxima do mundo inexplorado nos confins do Sistema Solar, novas características da superfície do planeta anão se tornam aparentes.

Essa versão anotada indica características geológicas tais como: 1. uma região poligonal à esquerda; 2. uma faixa de padrões complexos (centro da imagem); 3. uma região complexa na fronteira da “cauda da baleia” (embaixo, à esquerda). À direita (abaixo) um globo de referência mostra a orientação de Plutão, como o equador e o meridiano central em destaque.
Nesta imagem capturada na última quinta-feira (09 de julho de 2015) uma estrutura poligonal incomum com cerca de 200 quilômetros de largura aparece visível à esquerda, enquanto que logo abaixo se vê uma grande superfície relativamente complexa cruzando diagonalmente o planeta anão.
As imagens que têm sido fornecidas pela New Horizons, bem como os dados destas estruturas, serão estudadas por anos em um esforço para melhor compreender a história geológica de Plutão e do nosso Sistema Solar.
Depois se sofrer uma preocupante paralisação na semana passada (4 de julho), a New Horizons está em boa saúde e fará o histórico ‘flyby’ sobre Plutão e suas 5 luas na próxima terça-feira, 14 de julho de 2015.

O time de cientistas reage ao analisar as novas imagens de Plutão na Johns Hopkins University Applied Physics Lab em 10 de julho 2015. Da esquerda para a direita: Cathy Olkin, Jason Cook, Alan Stern, Will Grundy, Casey Lisse e Carly Howett. Crédito: Michael Soluri.
Fontes
APOD: Geology on Pluto – Crédito da Imagem: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
NASA: New Image of Pluto: ‘Houston, We Have Geology’
Centauri Dreams: New Horizons: Detecting Geology
._._.
Últimos comentários