Caronte é um mundo criogênico com 1.208 quilômetros de diâmetro. Tal faz da maior lua de Plutão ter 9,5% da largura do planeta Terra. Por outro lado, Caronte tem pouco mais da metade do recém aferido diâmetro de Plutão (2.370 km).
Aqui a lua Caronte está retratada em detalhes sem precedentes. Esta imagem foi capturada pela New Horizons em 13 de julho de 2015, durante a navegação da espaçonave robótica através do sistema plutoniano, a 500.000 km de distância de Caronte.
Para referência comparativa, a distância entre Terra e a Lua é pouco menos de 400.000 km.
O terreno em Caronte é surpreendentemente, jovem e variado. As suas características incluem uma faixa de 1.000 quilômetros de penhascos e vales que se estendem abaixo do centro da imagem, um cânion profundo de 7 a 9 quilômetros de profundidade cortando a curva no centro superior direito e uma região no polo norte lunar enegrecida apelidada ‘não-oficialmente’ de Mordor – relembrando a tenebrosa região governada por Sauron na Terra Média (Senhor dos Anéis).
Sobre a imagem acima, Emily Lakdawalla da Planetary Society comentou no seu blog:
A primeira coisa que eu noto quando examino essa imagem são os artefatos de compressão.
Isso é um resultado da enorme quantidade de compressão que tiveram que fazer com as imagens, a fim de espremê-las e caber no tempo curto de download após o sobrevoo. Os dados originais e de alta qualidade permanecem a bordo da nave espacial e serão devolvidos eventualmente, seja nos próximos meses ou no próximo ano.
Olhando a imagem, levando em consideração os artefatos de compressão, eu vejo quatro principais características nesta foto:
- Há bem preservadas crateras de impacto (eu não vejo coberturas de material ejetado, mas há bordas nas crateras distintas);
- O terreno é muito liso, à exceção das crateras de impacto;
- Há fissuras lineares no terreno liso, de origem desconhecida, e pelo menos um dos quais tanto cortes ou é cortado por uma cratera (a relação de superposição não é clara devido aos artefatos de compressão);
- A “montanha dentro de um fosso” na parte superior esquerda.
Estima-se que o envio de todos os dados até então coletados pela missão New Horizons levarão 16 meses para serem totalmente transmitidos a Terra.
Fontes
Planetary Society: Latest New Horizons picture of Charon: oddly familiar
Phys.org: Mysterious mountain revealed in first close-up of Pluto’s moon Charon
APOD: Charon – Crédito da Imagem ©: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
._._.
Últimos comentários