Depois de viajar para oeste nos céus de verão do hemisfério norte o Cometa PanSTARRS (C/2014 Q1) passou para os céus de inverno do hemisfério sul.
O cometa C/2014 Q1 é um visitante do Sistema Solar interior descoberto (agosto de 2014) pela frutuosa pesquisa PanSTARRS.
Esta imagem foi capturada pelo Home Observatory em Mackay, Queensland, Austrália em 17 de julho de 2015 e retrata suas caudas coloridas. O campo de visão se espalha por 1 grau nos céus.
Viajando velozmente através dos céus o cometa PanSTARRS havia se aproximado ao máximo do nosso planeta dois dias antes (15 de julho). Mesmo assim, as tênues estrelas da constelação de Câncer deixaram pequenos riscos nesta imagem telescópica alinhada mecanicamente com o movimento rápido do cometa.
A cauda azulada iônica do PanSTARRS permanece alinhada justamente na direção oposta ao Sol, empurrada pelo vento solar. Dirigida pela pressão da luz solar, a mais difusa cauda amarelada de poeira é puxada para trás da trajetória do cometa, evidenciando sua direção orbital. Agora este cometa é um bom alvo para binóculos nos céus do hemisfério sul pelas próximas semanas, passando próximo de Vênus, Júpiter e da brilhante estrela Regulus.
Para saber onde está o cometa C/2014 Q1 PanSTARRS agora, clique aqui.
Fonte
APOD: Comet Tails and Star Trails – Crédito da imagem ©: Kevin Parker
._._.
Últimos comentários