Para quem já está com saudades de Plutão…
Plutão é muito mais colorido do que nossos olhos conseguem ver.
Dados em cores e imagens do mais famoso planeta anão do Sistema Solar, capturados pela espaçonave robótica New Horizons durante o histórico sobrevoo em julho de 2015, foram combinados digitalmente para nos dar uma visão enriquecida deste antigo mundo que hospeda uma superfície surpreendentemente jovem.
Esta imagem em cores enriquecidas não é só esteticamente mais bela mas também cientificamente muito mais útil, tornando as regiões com composições químicas distintas visualmente discerníveis.
Por exemplo: repare com atenção na região em formato de coração em cores claras (Tombaugh Regio) na parte inferior direita da imagem. A área do ‘coração de Plutão’ aparece aqui claramente mostrando que na verdade é composta de dois lóbulos geologicamente diferentes. O lóbulo da esquerda (Sputnik Planum) se revela como uma superfície suave. As cores nos informam que o lóbulo da direita apresenta um relevo bem mais enrugado.
A New Horizons continua sua jornada agora bem além de Plutão. Embora a espaçonave esteja nos enviando lentamente novas imagens e dados de Plutão capturados no sobrevoo épico sobre Plutão, dentro em breve ela será direcionada para uma nova etapa da missão: um flyby sobre o asteroide 2014 MU69 em janeiro de 2019. Veja o diagrama abaixo:
Fontes
NASA: Pluto Dazzles in False Color
APOD: Pluto in Enhanced Color – Crédito da imagem: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
._._.
Últimos comentários