De fato, este foi um pôr-do-sol esquisito. Uma das razões é que o Sol tipicamente redondo apareceu geometricamente distorcido e em múltiplas camadas.
No entanto, o que mais chama atenção é que uma das camadas apareceu de forma incomum na cor verde. O Sol, obviamente, vai muito bem obrigado, sua aparência estranha foi causada unicamente por sua luz em refração na atmosfera terrestre.
Quando as camadas da atmosfera da Terra estão muito quentes, fatias do Sol podem aparecer distorcidas ou mesmo ser observadas múltiplas vezes.
O efeito se dá de forma mais forte perto do nascer e pôr-do-sol quando as camadas de inversão térmica ocupam altitudes distintas sobre o horizonte. Diferentes cores do Sol podem também ser defletidas em razões distintas de forma que a parte do topo superior do Sol pode aparece momentaneamente verde , um fenômeno conhecido como flash verde.
Paolo Lazzarotti capturou a imagem em destaque em fevereiro de 2015 a partir do Porto Venere, na Itália com a igreja de San Pietro situada em primeiro plano.
Fonte
APOD: Distorted Green Flash Sunset over Italy – Crédito da imagem ©: Paolo Lazzarotti
._._.
1 comentário
Belissimo, simplesmete belissimo!