Este panorama nos céus meridionais foi registrado pelo astrofotógrafo Yuri Beletsky na colorida noite de 27/28 de setembro de 2015, a partir do Observatório Carnegie Las Campanas.
O brilho difuso entremeado por fendas escuras da Via Láctea central se destaca sobre os domos dos telescópios gêmeos de 6,5 metros de Magalhães.
Mas, o que salta aos olhos nessa imagem é o brilho avermelhado da Lua Cheia. Imersa na sombra terrestre durante o tão esperado eclipse total no perigeu, a superfície lunar reflete a luz somada de cada pôr-do-sol e nascer do Sol espalhados e refratados dentro da umbra em formato de cone da Terra.
Junto com o tom dramático da Lua eclipsada, outras cores daquela rara noite foram capturadas pela câmera digital sensível. A imagem inclui os tons vermelhos e verdes da luminescência atmosférica. Os espectadores mais atentos também podem notar a Galáxia de Andrômeda abaixo da Lua, vista como uma pequena mancha através da luminescência atmosférica avermelhada, acima das luzes artificiais ao longo do horizonte .
As Nuvens de Magalhães, galáxias satélites da Via Láctea se juntam na extrema esquerda deste quadro panorâmico.
Fonte
APOD: Eclipsed in Southern Skies – Crédito da imagem©: Yuri Beletsky (Carnegie Las Campanas Observatory)
._._.
Últimos comentários