Double, double toil and trouble; Fire burn, and cauldron bubble […]
Macbeth – William Shakespeare (1564-1616)
Talvez Macbeth devesse ter consultado a Nebulosa Cabeça de Bruxa. Trata-se de uma nebulosa de reflexão em forma assustadora, uma anciã cósmica que reside a cerca de 800 anos-luz de distância da Terra. Seu semblante malévolo parece ‘olhar’ na direção da estrela próxima e brilhante Rigel na constelação de Órion, que não aparece na imagem, pois está fora na borda direita desse quadro.
Conhecida formalmente por IC 2118, essa nuvem interestelar de poeira e gás tem um diâmetro estimado em 70 anos luz. Seus grãos de poeira refletem a energética luminosidade da estrela supergigante azul Rigel.
Nessa composição fotográfica, a cor da nebulosa é causada não só pelo brilho intense azulado de Rigel mas também pela dispersão da luz azul causada pelos grâos de poeira que espalham o azul mais eficientemente que o vermelho. O mesmo processo físico faz como que o céu na Terra ao longo do dia seja também azulado, embora o espalhamento do azul aqui na Terra seja efetivamente causado pelas moléculas do nitrogênio e do oxigênio.
Para saber mais sobre IC 2118 e Rigel, leia:
Rigel e a Nebulosa da Cabeça da Bruxa sob a lente de Rogélio Bernal Andreo
Fonte
APOD: The Witch Head Nebula – crédito© da imagem: Jeff Signorelli
._._.
1 comentário
Linda!!
Uma das Nebulosas mais linda que existe.