O que vemos nessa curiosa imagem? Embora exista muito a se observar nesse espetacular panorama capturado em uma madrugada de setembro de 2015, o objeto mais brilhante nos céus era notavelmente o planeta Vênus. Contudo, na imagem em destaque, Vênus surge abaixo de uma ponte de rocha natural, que forma um pitoresco arco em Spitzkoppe, Namíbia.
O planeta aparece à esquerda da abertura complementado de forma original pela silhueta do astrofotógrafo Petr Horálek, à direita, dentro do arco.
Acima e além da ponte de pedras surgem vários ícones em uma escura noite, incluindo, da esquerda para a direita, o aglomerado aberto das Plêiades, a Nebulosa de Órion, a estrela mais brilhante dos céus Sirius, além das galáxias vizinhas: a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães.
No quadro abaixo Judy Schmidt anotou as constelações e os objetos mais importantes. Da esquerda para a direita: as Plêiades em Touro, Órion e a sua nebulosa, a banda central da Via Láctea (Milky-Way) logo atrás da ponte de rochas, a Grande Nuvem de Magalhães (LMC em Mensa) e a Pequena Nuvem de Magalhães (SMC em Hydrus), além, é claro, de Vênus entre Câncer e Hydra (dentro do arco).
Fonte
APOD: Seeking Venus under the Spitzkoppe Arch – Crédito da imagem ©: Petr Horálek; Anotações por: Judy Schmidt
._._.
Últimos comentários