Na ‘arena de combate cósmico’ temos no canto inferior esquerdo a galáxia de braços espirais azuis M81. No canto superior direito, marcada pelo gás avermelhado e pelas nuvens de poeira cósmica está a galáxia irregular M82.
Essa paisagem celestial magnífica mostra os dois mamutes galácticos atados em uma luta gravitacional, que já perdura há bilhões de anos.
A gravidade de cada galáxia afeta dramaticamente a outra a cada centena de milhões de anos, quando a interação aumenta na aproximação.
No último encontro do formidável embate cósmico, a M82 provavelmente gerou as densas ondas que se espalham em volta da M81, resultando na riqueza dos braços espirais da M81.
Em contrapartida, a M81 fomentou na M82 zonas violentas de formação estelar e nuvens de gás em colisão tão energéticas que fazem com que a galáxia brilhe fortemente no espectro dos raios-X.
A grande batalha é observada da Terra através do tênue brilho da Nebulosa do Fluxo Integrado (Integrated Flux Nebula), um complexo pouco estudado de nuvens difusas de gás e poeira dentro da nossa galáxia Via Láctea.
Depois de alguns bilhões de anos de interação, M81 e M82 se fundirão em uma só galáxia.
Fonte
APOD: Galaxy Wars: M81 versus M82 – créditos da imagem©: André van der Hoeven, Neil Fleming & Michael Van Doorn
._._.
Últimos comentários