A obscurecida estrela massiva IRS 4 começa a espalhar seus ventos. IRS 4 se formou a ‘apenas’ 100.000 anos e o material ejetado pela estrela recém-nascida formatou a nebulosa Sharpless 2-106 (S106), retratada na imagem.
Um largo disco de poeira e gás orbita a IRS 4 (Infrared Source 4), disco este visível em tons de marrom, perto do centro da imagem. O material dá à nebulosa um formato de uma ampulheta ou de uma borboleta. A estrela IRS 4, contudo, não é visível pois está escondida por trás do véu de poeira e gases.
Os gases de S106 próximos de IRS 4 atuam como uma nebulosa de emissão uma vez que reluzem depois de serem ionizados, enquanto que a poeira distante de IRS 4 reflete a luz oriunda da estrela central atuando, nesse caso, como uma nebulosa de reflexão.
Uma inspeção detalhada de uma recente imagem em infravermelho (acima) da S106 revelou centenas de objetos estelares de menor massa – anãs marrons (anãs castanhas, em Portugal) – flutuando à espreita, dentro da nebulosa.
A nuvem Sharpless 2-106 se espalha por cerca de 2 anos luz e reside a cerca de 2.000 anos luz de nós, na direção da constelação do Cisne (Cygnus).
Fontes
APOD:
- Star Forming Region S106 – crédito da imagem: NASA, ESA, Hubble Legacy Archive; Processamento© por: Brandon Pimenta [2016]
- Star Forming Region S106 – crédito da imagem: GRANTECAN & IAC [2011]
._._.
1 comentário
Incrível essa Nebulosa.