Um glaciar fóssil a oeste de Bosporos Planum
Um glaciar fóssil na superfície de Marte. Imagem obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, a 31 de dezembro de 2015.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.
Nas condições álgidas da superfície de Marte, os glaciares podem manter-se intactos milhões de anos após terem cessado a sua atividade. Na imagem de cima podemos ver um desses exemplares fósseis preservado na vertente meridional de uma cratera situada a oeste de Bosporos Planum, nas latitudes médias do hemisfério sul do planeta. A imagem foi obtida dias antes do solstício de inverno, numa altura em que o Sol espraiava já longas sombras sobre a paisagem.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
Últimos comentários