A sonda especial robótica New Horizons capturou algumas imagens impressionantes de Júpiter na sua jornada em direção de Plutão.
Famoso por sua Grande Mancha Vermelha, Júpiter é também conhecido por suas regulares faixas de nuvens equatoriais, as quais são visíveis mesmo através de telescópios de pequeno porte.
A imagem em destaque, comprimida horizontalmente foi capturada em 2007 perto do terminador de Júpiter e mostra a grande diversidade joviana de padrões de nuvens.
Na extrema esquerda da imagem situam-se as nuvens mais próximas do polo sul de Júpiter. Aqui, suas turbulentas nuvens e rodemoinhos são vistos nas regiões mais escuras, chamadas de cinturões, que formam anéis em tordo do planeta gigante gasoso.
Mesmo as regiões em cores mais claras, chamadas de zonas, mostram estruturas formidáveis, complementadas por complexos padrões de ondas.
A energia que alimenta essas ondas certamente vem do interior desse mundo.
A New Horizons foi uma das mais rápidas espaçonaves já lançadas, tendo completado com sucesso a sua missão principal, realizando o voo rasante em Plutão em julho 2015 e agora se dirige para mais longe visando atingir e efetuar um voo rasante sobre o objeto do Cinturão de Kuiper chamado de 2014 MU69 em 2019.
Por outro lado, a curto prazo, os entusiastas das missões espaciais estão aguardando ansiosos a chegada da sonda Juno em Júpiter em 4 de julho de 2016.
Fonte
APOD: Jupiter’s Clouds from New Horizons – créditos: NASA, Johns Hopkins U. APL, SWRI
._._.
1 comentário
Muito bom poder acompanhar da forma que hj podemos.