De onde todos esses meteoros estão vindo?
Em termos da direção nos céus, a resposta está apontada na direção da constelação de Perseus. É por essa razão que a chuva de meteoros que terá um pico no final dessa semana é conhecida como “Perseidas“, uma vez que todos os meteoros parecem vir de uma posição radial na direção de Perseus.
Mas, qual é o corpo espacial progenitor dessa família de meteoros?
Os astrônomos estimam que os escombros do tamanho de grãos de areia que compõem a chuva de meteoros Perseidas são originários do Cometa Swift-Tuttle.
Swift-Tuttle é um cometa que segue uma órbita muito bem definida em volta do Sol e durante algum tempo sua trajetória se aproxima da Terra, quando nosso planeta a superpõe em frente da constelação de Perseus. Consequentemente, quando a Terra cruza a órbita do cometa, o ponto radial de onde surgem os riscos dos escombros em queda aponta justamente para a constelação de Perseus (veja a foto anotada abaixo).
No panorama em destaque, uma composição de imagens contendo mais de 60 meteoros capturados da última chuva de meteoros Perseidas na madrugada de 13 de agosto de 2015 mostra muitos riscos brilhantes dos meteoros que iluminaram os céus sobre o Monte Shasta, Califórnia, EUA.
Os observadores de plantão acham que as Perseidas prometem ser a melhor chuva de meteoros do ano de 2016.
Fontes
APOD: Perseid Meteors over Mount Shasta – crédito da imagem©: Brad Goldpaint (Goldpaint Photography)
Across the Universe: Astronomy Photographer of the Year 2016 shortlist
NASA: Look Up! Perseid Meteor Shower Peaks Aug. 11-12
._._.
Últimos comentários