Ao seu alcance

Crédito: ESO / P. Horálek

O céu que cobre o Observatório do Paranal do ESO parece óleo sobre água nesta Fotografia da Semana do ESO, com verdes, amarelos e azuis juntando-se para criar esta paisagem celeste iridescente.

A paisagem rochosa e desolada faz lembrar um mundo alienígena, perfeitamente complementado com o espectáculo cósmico brilhante que decorre no céu. A estrutura principal é a nossa casa galáctica, a Via Láctea, arqueando ao longo do céu noturno chileno e enquadrando perfeitamente o observador que se encontra à esquerda. A luz emitida por milhares de milhões de estrelas combina-se para criar o brilho da Via Láctea, com enormes nuvens escuras de poeira a bloquear a radiação em vários sítios, dando origem ao padrão sarapintado que observamos. O efeito natural da luminescência atmosférica é responsável pela luz verde e laranja que parece emanar do horizonte.

O Very Large Telescope do ESO pode ser visto ao fundo, à direita, no topo do Cerro Paranal. O seu vizinho, ligeiramente mais baixo, é o Visible and Infrared Telescope for Astronomy (VISTA).

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.