Investigadores de quatro instituições finlandesas (Universidade Aalto, Instituto Meteorológico Finlandês, Centro Técnico de Investigação da Finlândia e Universidade de Helsínquia) criaram uma simulação/modelo que mostra como o novo coronavirus se espalha num espaço fechado como um supermercado.
Os resultados são assustadores.
Num dos corredores do supermercado, uma pessoa espirra ou tosse, e propaga pelo ar gotículas com o novo coronavírus.
As gotículas com o novo coronavírus são transportadas pelo sistema de ventilação (ar condicionado) para outros corredores. As gotículas demoram 1 minuto a chegar ao corredor ao lado.
Já no corredor onde a pessoa espirrou, as gotículas com o coronavirus mantém-se no ar durante cerca de 6 minutos. Isto quer dizer que a pessoa tosse ou espirra para o ar, e 6 minutos depois uma outra pessoa (que não viu qualquer espirro ali) passa por ali e ainda inala essas gotículas com o coronavirus, ficando infectada.
A comprovar-se os resultados desta simulação, isso quererá dizer que a probabilidade de contaminação é acrescida em relação ao que se pensava.
Uma das formas de mitigar isto é, como diz este artigo científico, usar máscaras. A Direção Geral da Saúde também recomenda o uso de máscaras.
Fonte: comunicado de imprensa
Últimos comentários