Lanchar com o Nero

nero

Por todo o planeta está a ser difundida uma noticia que é mentira.

“Arqueólogos em Roma descobriram na última terça-feira o que acreditam ser as ruínas de um salão giratório para banquetes do imperador romano Nero.” Esta parte é verdade.
“O movimento da sala era possível graças a quatro mecanismos de esferas, impulsionados por um constante fluxo de água.” Isto também é verdade.

O objectivo era impressionar os convidados. Isto também é verdade.

A parte que é mentira: “acredita-se que a estrutura girava em torno de um pilar central, noite e dia, para imitar o movimento da Terra”.
Se fizerem uma pesquisa no Google encontram centenas de links com noticias a dizerem isto, e que é uma conclusão puramente mentirosa.
Leiam, por exemplo, no Brasil, e em video na BBC:

Leiam, em inglês: New York Times, Physics.org, MSNBC, USAToday, Washington Post, Huffington Post, Dallas News, NPR, etc.
O grande problema é copiarem-se uns aos outros, sem consultarem outras fontes, nem sequer pensarem racionalmente.

Safa-se o jornal português Diário de Noticias (apesar da analogia enganosa ao Sol!), que cita um especialista: “A principal sala de banquetes era circular e rodava perpetuamente dia e noite, imitando o movimento dos corpos celestes”, escreveu o historiador Suetonius.” Leiam mais, aqui.

Ou seja, na realidade o que os especialistas dizem, lendo os artigos originais (“circular, and constantly revolving, day and night like the heavens”), é que a sala de banquetes parece imitar o movimento do céu, e não da Terra!!
E note-se também que não se tem a certeza se a sala rodava toda, ou se era somente um movimento aparente, em que o que rodava realmente era o tecto: “It is now a topic of great discussion whether the entire room actually revolved, or if it was just the ceiling.”

Na altura, pensava-se que a Terra estava parada no centro do Universo, e o resto rodava à volta dela – naquilo a que se chama Geocentrismo.
Assim, o que a sala parece representar, é o imperador Nero, e os seus convidados, “parados no centro do Universo”, enquanto os céus rodavam à sua volta – Nero seria, assim, o que de mais importante existia no Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.