Demasiado racionais?
O neurocientista Sam Harris escreveu no seu livro destinado aos Cristãos: “Em toda a História conhecida, não sei de nenhuma sociedade humana que tenha sofrido porque os seus cidadãos se tornaram demasiado racionais, se tornaram demasiado sedentos de evidências que suportem crenças“.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Author
Ia para falar dos Vulcans… mas não são humanos e só existem somente na ficção científica.
Por outro lado, apesar de serem racionais, a sua característica principal tem a ver com esconderem as emoções. Não é que porque não as têm, mas escondem-nas, com uma excelente disciplina emocional.
No que diz respeito às suas crenças, eles mantém algumas:
https://memory-alpha.fandom.com/wiki/Vulcan_philosophy
“Vulcans continued to maintain ceremonies dedicated to ancient religious beliefs and physical training. The Vulcans reasoned that complete dedication to logic could allow for weakness and frailty to arise and endanger them, thus ancient practices such as the kahs-wan were preserved and many Vulcans continued some form of dedication to their ancient gods, including ritual pilgrimages. ”
Ou seja, não são realmente crenças supersticiosas, mas práticas baseadas em tradições antigas e estruturadas.
https://www.quora.com/Why-do-Vulcans-have-religious-beliefs
Os Vulcans não acreditam no Paraíso, por exemplo, a não ser quando o meio-irmão do Spock foi enganado por um ser alienígena preso num planeta.
Mas eles estão perfeitamente convencidos que existe “vida após a morte”, devido a considerarem o dualismo corpo-mente. Eles acreditam que têm uma alma, que é transferida para uma “arca” após a sua morte física. A “arca” é como se fosse um computador, em que as almas/espíritos são os ficheiros.
https://memory-alpha.fandom.com/wiki/Katric_ark
Curiosa também esta parte:
https://memory-alpha.fandom.com/wiki/Vulcan_philosophy
“The father of Vulcan philosophy was Surak”, que era um cientista e defensor da lógica.
“Unknown at the time, their government had been infiltrated at the highest levels by Romulan operatives, misleading the population with a distorted version of Surak’s teachings. A small faction called Syrrannites, founding their philosophy on what was believed to be his true works, discovered Surak’s original texts, restoring the society he had built.”
Ou seja, as interpretações de textos antigos, de palavras de outras pessoas, dão sempre problemas… independentemente do conteúdo dos textos (sejam a favor de crenças ou de lógica).