A coloração esverdeada da água da Barragem do Caia é resultado de descargas poluentes?
Não!
Apesar dessa informação andar a ser partilhada nas redes sociais, a verdade é que a côr verde tem uma razão natural e muito interessante!
“Confrontado com as imagens em causa, José Rodrigues, gerente da ABCaia, assegura que não se trata de descargas poluentes. Ao longo dos últimos quatro anos, o nível de água da barragem desceu. Este Inverno, devido à quantidade de chuva que se verificou nesta zona, houve uma subida de cinco ou seis metros do nível da água. Ou seja, tudo o que é verde, ao ficar debaixo de água, apodreceu. Ao apodrecer, vem ao de cima. E o vento junta as microalgas e acaba por fazer aquela mancha azul e verde”.
“As pessoas é que têm uma memória curta. Cada vez que há uma subida de água desta dimensão, esta mancha aparece sempre, é bom sinal”, realça.
(…)
Por sua vez, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) (…) indica que “o aspeto visual da superfície da água da albufeira do Caia, afigura tratar-se de uma florescência de cianobactérias, organismos fitoplanctónicos presentes em todas as massas de água superficiais de Portugal, podendo desenvolver-se abundantemente em águas doces com elevadas cargas de nutrientes”.
(…)
“A coloração azul clara-esverdeada das manchas visíveis à superfície do plano de água desta albufeira é típico da ocorrência de florescências de cianobactérias, isto é, concentração elevada destes organismos”, assegura a APA, concluindo que “as manchas em causa possuem causa natural e não implicam fenómenos de poluição hídrica”.”
Leiam no Polígrafo SIC, aqui.
1 comentário
Na hora que li o título, me veio à cabeça o vocábulo “fitoplancton”. Ao sul do litoral paulista, existe o Parque Nacional da Jureia (próximo ao município de Cananeia), e por lá o mar é verde. Já indaguei um dos guardas florestais que cuida do lugar quando fui conhecê-lo, décadas atrás, e o mesmo me deu uma explicação similar a que se lê neste texto, cianobactérias (que seria um tipo de fitoplancton). Interessante notar como diversos países do globo terrestre tem algumas águas verdes por conta de fitoplanctons.