Água esverdeada é sinal de descargas poluentes?

A coloração esverdeada da água da Barragem do Caia é resultado de descargas poluentes?

Não!

Apesar dessa informação andar a ser partilhada nas redes sociais, a verdade é que a côr verde tem uma razão natural e muito interessante!

“Confrontado com as imagens em causa, José Rodrigues, gerente da ABCaia, assegura que não se trata de descargas poluentes. Ao longo dos últimos quatro anos, o nível de água da barragem desceu. Este Inverno, devido à quantidade de chuva que se verificou nesta zona, houve uma subida de cinco ou seis metros do nível da água. Ou seja, tudo o que é verde, ao ficar debaixo de água, apodreceu. Ao apodrecer, vem ao de cima. E o vento junta as microalgas e acaba por fazer aquela mancha azul e verde”.

“As pessoas é que têm uma memória curta. Cada vez que há uma subida de água desta dimensão, esta mancha aparece sempre, é bom sinal”, realça.
(…)
Por sua vez, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) (…) indica que “o aspeto visual da superfície da água da albufeira do Caia, afigura tratar-se de uma florescência de cianobactérias, organismos fitoplanctónicos presentes em todas as massas de água superficiais de Portugal, podendo desenvolver-se abundantemente em águas doces com elevadas cargas de nutrientes”.
(…)
“A coloração azul clara-esverdeada das manchas visíveis à superfície do plano de água desta albufeira é típico da ocorrência de florescências de cianobactérias, isto é, concentração elevada destes organismos”, assegura a APA, concluindo que “as manchas em causa possuem causa natural e não implicam fenómenos de poluição hídrica”.”


Leiam no Polígrafo SIC, aqui.

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 21/04/2021 at 00:25
    • Responder

    Na hora que li o título, me veio à cabeça o vocábulo “fitoplancton”. Ao sul do litoral paulista, existe o Parque Nacional da Jureia (próximo ao município de Cananeia), e por lá o mar é verde. Já indaguei um dos guardas florestais que cuida do lugar quando fui conhecê-lo, décadas atrás, e o mesmo me deu uma explicação similar a que se lê neste texto, cianobactérias (que seria um tipo de fitoplancton). Interessante notar como diversos países do globo terrestre tem algumas águas verdes por conta de fitoplanctons.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.