Em Pompeia, foi feita uma descoberta arqueológica muito interessante: as escavações arqueológicas revelaram que no passado, ali naquele local (esquina) em Pompeia, existia um pequeno restaurante/loja de comida de rua.
Foi a primeira vez que um restaurante com bebidas quentes, conhecido como termopólio, foi encontrado intacto.
Alguns dos recipientes ainda continham restos de comida. No fundo de um recipiente de vinho havia vestígios de grãos de fava moídos, que naquele tempo eram adicionados ao vinho, para dar sabor e clarear a sua cor. Também foram detetados vestígios de porco, peixe, caracóis e carne de vaca.
Os estabelecimentos de fast-food de rua da antiguidade eram numerosos na antiga cidade romana, mas este é o primeiro a ser encontrado em excecional estado de conservação.
Esta descoberta permite perceber qual era a gastronomia e os pratos populares na cidade ao pé do Monte Vesúvio.
Segundo os arqueólogos, as imagens pintadas representam, pelo menos em parte, os alimentos e bebidas efetivamente vendidos no restaurante.
Assim, os relevos com imagens de alimentos presentes na estrutura permitirão aprender mais sobre a gastronomia naquele local que ficou soterrado após uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio, no ano 79.
As escavações mostraram que do lado de fora do restaurante havia uma pequena praça com uma fonte, com outro termopólio nas proximidades.
Fontes: SIC notícias, Sábado.
Últimos comentários