Anti-vacinas de luzes acesas
Imaginem se durante o Blitz – bombardeamento Nazi de Londres -, em que os Londrinos apagaram todas as luzes da cidade para os Nazis não saberem onde se encontravam as casas, algumas pessoas em Londres decidissem que não iriam seguir as regras de proteção de todos e optassem pela liberdade pessoal de acenderem as luzes à-vontade… colocando assim em perigo de morte toda a gente.
Imaginem que durante o bombardeamento, existiam idiotas a passearem na rua, a gritarem que não existia qualquer bombardeamento e que os Nazis eram só uma conspiração governamental…
Curiosamente, esta não é uma comparação extrema: apesar do blackout ter sido uma medida eficaz, existiram negacionistas que se recusaram a apagar a luz, alegando a sua liberdade individual.
Os idiotas não existem só agora.
Felizmente, naquela altura, não existiam redes sociais, por isso os idiotas tendiam a ser mais isolados.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários