Uma reportagem muito interessante, da Sky News, sobre o desenvolvimento da tecnologia moderna, nomeadamente sobre como a procura pela chamada “energia limpa” criou um lago em Baotou, na China, com material tóxico e radioativo.
Note-se que Baotou é um dos principais locais onde se extraem metais raros, que são vitais para a tecnologia moderna e para as energias renováveis/verdes (como energia solar e energia eólica).
O processamento destes metais raros tem como efeito secundário o envenenamento das águas (e do terreno) ao redor: esta água (e terreno) poluída tem provocado imensos casos de cancro na população que vive perto do lago (e problemas de saúde no gado).
A não ser que se consigam resolver estes problemas na extração e no processamento, infelizmente poderemos estar num caminho em que a nova revolução industrial (com energia verde e “limpa”) venha a repetir os mesmos erros que a antiga revolução industrial.
Fonte: Sky News.
1 comentário
Não tem como você não agredir o meio ambiente. Pois se até para comer precisamos destruir seres vivos (não produzimos nosso próprio alimento, ao contrário, comemos os produtores, e comemos também alguns dos predadores de produtores), agredindo assim o meio ambiente.