Olho do Sahara

Crédito: NASA

Esta imagem foi feita no dia 22 de Novembro de 2014, por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

A imagem mostra a enorme cratera em África denominada Estrutura de Richat ou Domo de Richat, também apelidada Olho do Sahara, Olho de África ou Olho Azul do Sahara.

Esta formação geológica no deserto do Sahara, numa região pertencente à Mauritânia, parece um enorme alvo (com 40 quilómetros de diâmetro).
Há quem defenda que este domo tem rochas mais antigas do que a vida na Terra: numa altura em que a atividade vulcânica (que criou o domo) era intensa. No entanto, as investigações mais recentes parecem apontar para que esta estrutura seja o resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, que posteriormente teria afundado devido a um longo processo de erosão.

Como este enorme alvo é visível do espaço, então tem sido utilizado como um ponto de referência visual para os astronautas.

Apesar de ainda existirem algumas dúvidas sobre alguns aspetos da Estrutura de Richat, a verdade é que se tem certezas sobre a sua formação ter sido realizada por processos naturais (nomeadamente, terrestres).

Mesmo assim, se por acaso virem esta estrutura ser promovida em certos programas de determinados canais… obviamente o que vai ser “vendido” é o suposto mistério e a ignorância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.