A Lei de Brandolini, também conhecida como o Princípio de Assimetria da Estupidez/Mentira/Parvoíce/Besteira, é um adágio popular na internet, que realça o facto de ser muito mais difícil esclarecer a desinformação do que a criar.
Assim, é necessário despender uma muito maior quantidade de energia para refutar a desinformação, do que para produzir essas mentiras.
É isso que mostra este cartoon:
No cartoon, alguém diz: “a Lua é feita de queijo”.
Atirar esta parvoíce “para o ar” não necessita de qualquer esforço.
Por outro lado, para responder a esta parvoíce já requer algum esforço, porque se pode apresentar os testemunhos dos astronautas e as evidências físicas de que a Lua não é feita de queijo (por exemplo, mostrando as análises de espectroscopia, as análises químicas às rochas lunares e os cálculos orbitais).
Mesmo assim, mesmo em face das evidências, existem pessoas que vão continuar a acreditar na parvoíce.
O que quer dizer que as crenças irracionais superam muitas vezes o pensamento racional: até porque as crenças não requerem qualquer esforço de conhecimento.
Isto vê-se nas crenças nas pseudociências (como Astrologia), nas crenças em ideias absurdas (como a Terra Plana), na crença negacionista das evidências (como no caso das Vacinas ou das Missões Apollo à Lua), etc.
Infelizmente, a luta pela verdade (científico-racional) necessita de um esforço diário e desigual (em relação aos criadores de desinformação).
Últimos comentários