Cacau

A CNN tem um segmento de 30 segundos entre programas, chamado Fast Facts, em que dá informação interessante sobre pessoas, animais, coisas, países, alimentação, etc.

Crédito: CNN

Gostei deste segmento sobre as sementes, os grãos de cacau, onde é dito que o mercado global do chocolate vale cerca de 150 biliões (no Brasil e EUA) de dólares.

Crédito: Medicaster, wikipedia.

Existe informação interessante em relação ao “desperdício”: são necessários 400 grãos de cacau para fazer somente meio quilo de chocolate! Incrível.
Quando estivermos a comer chocolate, devemos ter consciência da quantidade de sementes/grãos que foram necessários apanhar.

Sementes de cacau: com polpa, sem polpa, sem polpa e sem pele.
Crédito: Phoenix CZE, wikipedia.

A informação mais interessante diz-nos que a civilização Maia utilizava os grãos de cacau como moeda de troca. Esta forma de comércio perdeu-se após a conquista espanhola.

Note-se que estes grãos foram consumidos no México pelos Maias, pelos Aztecas, pelos Olmecas e por outras civilizações, desde há mais de 4000 anos.
Durante a conquista Azteca, foi relatado que Moctezuma II, imperador dos Aztecas, bebia chocolate servido numa taça de ouro.

Assim, estes grãos foram uma fonte de alimentação para as civilizações pré-hispânicas.

Escultura Azteca, em que um homem carrega uma vagem de cacau.
Crédito: National Antropology and History Museum of Mexico, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.