Este artigo na revista MUST (aqui), vindo da Business Insider (aqui) é interessante, mas não sei até que ponto é científico/racional, apesar de referir alguns estudos.
O artigo realça alguns hobbies, atividades de tempos livres, que nos podem tornar mais “inteligentes”, já que contribuem para um cérebro mais ativo, desenvolvendo algumas áreas do cérebro.
As atividades são:
– Ler: estudos científicos mostram que esta atividade, não só permite ter mais conhecimento, mas desenvolve o lado emocional (empatia).
– Tocar um instrumento musical: desenvolve a criatividade e expande aptidões cognitivas como a memória.
– Journaling/Blogging/Escrever um diário à mão: escrever pensamentos e emoções ajuda a clarificar as ideias, e consequentemente permite à pessoa compreender-se melhor.
– Viajar: conhecer novos lugares contribui para um melhor sentido da realidade e para compreender melhor o que nos rodeia, deixando-nos mais tolerantes para com outras culturas e outras formas de pensar.
– Jogar videojogos: desenvolve a memória e melhora bastante a capacidade de resolução de problemas.
– Fazer exercício: desenvolve a atenção, permite ultrapassar a inibição comportamental e melhora a capacidade de tomada de decisões.
– Meditar: desenvolve a compaixão pelos outros e deixa as pessoas mais confiantes.
– Aprender novos idiomas: pensarmos numa língua estrangeira, deixa-nos mais tolerantes e leva-nos a tomar decisões mais lógicas (menos emocionais).
Últimos comentários