Voyager 1 teve problemas, longe de casa

Crédito: NASA / JPL-Caltech

A sonda Voyager 1 foi lançada pela NASA a 5 de Setembro de 1977.
A sonda Voyager 2 foi lançada 16 dias antes, a 20 de Agosto de 1977.
Assim, a missão conjunta das 2 sondas-irmãs tem atualmente 45 anos. É a missão mais longa da NASA.

A sonda Voyager 1 está neste momento a 158 unidades astronómicas de distância da Terra, o que corresponde a quase 24 mil milhões de quilómetros de distância da Terra.
Juntamente com a sua irmã – Voyager 2 – está a percorrer o espaço interestelar, longe dos planetas a que estamos habituados no nosso quintal.

Crédito: NASA / JPL-Caltech

Recentemente, a sonda Voyager 1 teve um problema que fazia com que as informações de estado de um sistema chegassem distorcidas à Terra. Os dados não estavam a chegar corretamente.
O problema é que ela estava a enviar dados de telemetria, a partir de um computador de bordo que não funcionava há anos! Daí os dados estarem corrompidos.
Apesar de não se saber o porquê dela ter reativado um computador que não funcionava, a verdade é que foi enviado um comando a partir da Terra, para que ela passasse a utilizar um computador de bordo com melhor performance.

Assim, o problema foi resolvido com sucesso pelos engenheiros que estão no planeta Terra: muito longe da sonda. Foi um conserto à distância! Verdadeiramente à distância!

Fontes: NASA, NASA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.