A sonda Voyager 1 foi lançada pela NASA a 5 de Setembro de 1977.
A sonda Voyager 2 foi lançada 16 dias antes, a 20 de Agosto de 1977.
Assim, a missão conjunta das 2 sondas-irmãs tem atualmente 45 anos. É a missão mais longa da NASA.
A sonda Voyager 1 está neste momento a 158 unidades astronómicas de distância da Terra, o que corresponde a quase 24 mil milhões de quilómetros de distância da Terra.
Juntamente com a sua irmã – Voyager 2 – está a percorrer o espaço interestelar, longe dos planetas a que estamos habituados no nosso quintal.
Recentemente, a sonda Voyager 1 teve um problema que fazia com que as informações de estado de um sistema chegassem distorcidas à Terra. Os dados não estavam a chegar corretamente.
O problema é que ela estava a enviar dados de telemetria, a partir de um computador de bordo que não funcionava há anos! Daí os dados estarem corrompidos.
Apesar de não se saber o porquê dela ter reativado um computador que não funcionava, a verdade é que foi enviado um comando a partir da Terra, para que ela passasse a utilizar um computador de bordo com melhor performance.
Assim, o problema foi resolvido com sucesso pelos engenheiros que estão no planeta Terra: muito longe da sonda. Foi um conserto à distância! Verdadeiramente à distância!
Kinda like time traveling…!
You can now retrace our 45-year flight path and experience what it's been like for us to travel through the solar system. Check out this updated immersive visualization created by our human friends back home.https://t.co/5woQUdpvjB pic.twitter.com/BIZlhcc6Cl
— NASA Voyager (@NASAVoyager) September 2, 2022
Últimos comentários