Já falei de Alan Turing, devido ao filme Jogo da Imitação, aqui.
Agora, reparei que anda a ser partilhado nas redes sociais um texto interessante sobre Alan Turing.
Uma procura no Google permite perceber que esse texto também existe em inúmeros sites.
Infelizmente, não sei quem é o autor original do texto.
O texto diz:
“Alan Turing terminou com a sua própria vida a 7 de Junho de 1954.
Injetou uma maçã com cianeto, e depois deu-lhe uma dentada; comendo um pouco da maçã.
Fê-lo porque o governo britânico o castrou quimicamente, humilhou-o e processou-o por ser gay.
É por isso que o logotipo da Apple tem uma maçã mordida: é uma homenagem a Alan Turing.
Alan Turing inventou a ciência dos computadores, que nos trouxe para a era moderna da informática.
Num dos seus primeiros projetos de computação, ele decifrou o código Enigma: a máquina encriptada que os nazis e o exército alemão utilizavam para comunicar comandos secretos uns com os outros durante a 2ª Guerra Mundial. Com este resultado, Turing salvou milhões de vidas humanas.
O mês do orgulho gay não é sobre dançar em carruagens com calções/shorts curtos dourados e hastear a bandeira do arco-íris. É sobre lembrar que todo a gente tem o direito de ser feliz, amar quem quer amar e reconhecer o destaque: a contribuição que as pessoas podem fazer com o objetivo de criarem uma sociedade livre de medo ou preconceito.”
O texto tem uma mensagem muito boa: de defesa da liberdade, da felicidade pessoal, e do combate aos preconceitos.
No entanto, tem algumas imprecisões/erros.
A morte de Turing ainda está envolta em alguma polémica, apesar de provavelmente ter sido devida ao que o texto afirma (ou então foi acidental).
Afinal, o filme favorito de Turing era Branca de Neve e os 7 anões.
Sobre o logotipo da Apple, existem muitas conspirações associadas: refere-se ao termo byte (bite = morder)? Refere-se ao evento bíblico da maçã mordida por Eva? Refere-se à “descoberta” da Gravidade por Newton? Ou tem a ver com Alan Turing?
Rob Janoff, que criou/desenhou o logotipo da Apple esclarece: é tudo falso! A dentada na maçã foi colocada somente por uma questão de escala. Inicialmente, o logotipo parecia uma cereja. Assim, a dentada foi colocada para que o logotipo total se parecesse com uma maçã.
Quanto ao termo byte, foi uma feliz coincidência: ele só soube que existia esse termo depois.
Mesmo as cores do arco-íris colocadas no logotipo inicial, foram colocadas antes das bandeiras do orgulho gay serem utilizadas em todo o lado.
1 comentário
Conheço outra lenda envolvendo Turing, a de que ele teria tomado tantas injeções de hormônio, que o deixariam um ser teratogênico (devido a deformidades), que acabou tirando a própria vida ingerindo cianeto e se enforcando depois, para garantir que morreria. Não sei se algumas das lendas fala algo verdadeiro sobre as circunstâncias de sua morte, mas sei que é fato: não fosse por ele, não teríamos hoje criptografia em nossos e-mails, por exemplo.