Na série Resident Alien, a ajudante/delegada do xerife acredita que viu um OVNI quando era uma criança, e por isso durante a sua vida adulta, ela acredita que os extraterrestres estão entre nós.
O xerife diz-lhe que ela tem tendência a acreditar em todas as teorias da conspiração.
E afirma uma coisa que pode ser aplicada a todas as conspirações:
“If you read something into a situation, it will become what you want it to be.” – Se queres imaginar/conceber algo acerca de uma situação, então essa situação vai se transformar naquilo que queres que seja.
Ou seja, se um OVNI é um mero drone terrestre, mas se a pessoa ao ver um sinal no céu imaginar que são extraterrestres a mandar-lhe sinais, então, por mais evidências do contrário, a pessoa com mente conspirativa terá tendência a continuar a acreditar que esteve na presença de extraterrestres.
Da mesma forma, se uma pessoa acredita piamente que a terra é plana, por mais evidências que se mostrem que a Terra é redonda, a pessoa vai, mentalmente, transformar isso em evidências de que a Terra é plana (“eles é que me querem enganar”).
Se a pessoa acredita mesmo na homeopatia, por mais copos de água que a pessoa beba sem nada, vai continuar a imaginar que essa água tem propriedades mágicas.
etc, etc, etc.
Os resultados negativos são irrelevantes para essas pessoas crentes na pseudociência.
Na mente de pessoas com dissonância cognitiva, esses resultados negativos são transformados em futuros resultados positivos.
Independentemente da realidade, a pessoa com mente conspirativa vai continuar a acreditar naquilo que quer: na sua mente, a situação vai ser “transformada” naquilo que ela quer que seja.
Últimos comentários