Durante 12 dias, foram filmadas ovelhas a andarem em círculos dentro de um curral em Baotou, na Mongólia.
A dona do rebanho, Ms. Miao, diz que ficou pasmada com este comportamento recorrente.
Além disso, dos 34 currais existentes na quinta, este comportamento das ovelhas só foi visto no curral 13.
Nas redes sociais, inventaram-se as hipóteses mais mirabolantes.
Por exemplo, uma das hipóteses é que este era um dos temas de X-Files (logo, era devido a extraterrestres ou eventos sobrenaturais), ou que as ovelhas estavam em transe de morte, ou que é um sinal do apocalipse, etc.
Uma das sugestões é que é um comportamento natural: as ovelhas seguem o líder, por isso o que uma fez, as outras copiaram esse comportamento.
Este é um comportamento social instintivo relativamente comum a vários animais: copiam o que outros fazem. Por exemplo, em face de potenciais predadores, quando um animal, potencial presa, foge, esse comportamento avisa os outros a fazerem também (a copiarem o comportamento, também fugindo).
Algumas das hipóteses metem ciência, como dizerem que este comportamento está ligado ao campo magnético da Terra, já que outros animais também têm os seus comportamentos afetados pelo campo magnético.
Uma outra hipótese avançada, por veterinários, diz respeito a uma doença: listeriose.
Esta doença pode levar a uma inflamação de uma parte de um lado do cérebro, levando a que os animais fiquem desorientados e andem em círculos.
Mas:
– os animais que sofrem desta doença andam mais desorientados do que em círculos perfeitos todos juntos: ou seja, cada animal estaria desorientado por si próprio e não em sintonia com outros.
– esta doença seria certamente espalhada às ovelhas nos outros currais, já que todas elas comem e bebem nos mesmos locais.
– e caso estivessem doentes, algumas das ovelhas começariam a morrer, o que não é o caso.
Especialistas em comportamento animal dizem que pode ser um comportamento motivado pelo stress de estarem muito tempo fechadas no curral: a frustração do confinamento pode levar as ovelhas a andarem em círculos.
Por vezes, animais em zoológicos, mantidos em espaços pequenos, desenvolvem “stereotypical pacing“: caminhar estereotipado.
The great sheep mystery! Hundreds of sheep walk in a circle for over 10 days in N China's Inner Mongolia. The sheep are healthy and the reason for the weird behavior is still a mystery. pic.twitter.com/8Jg7yOPmGK
— People's Daily, China (@PDChina) November 16, 2022
Para mim, a explicação é muito mais prosaica, vulgar.
Podem dizer que é pensamento crítico ou cinismo, mas a verdade é que a história não me convence.
Por vários motivos:
– a fonte da história é o jornal oficial do Partido Comunista da China.
– a dona do curral chama-se Miao.
– o curral supostamente “assombrado” é precisamente o 13.
– em momento algum se vê 12 dias de movimentos circulares das ovelhas. Só se vê alguns segundos de cada vez.
– as ovelhas não ficam cansadas, exaustas? Onde estão as ovelhas a descansar?
– se as mesmas ovelhas estão a andar em círculos durante 12 dias seguidos, como comeram ou beberam? Andam há 12 dias sem comer nem beber? Isso é demasiado improvável, até porque nesse caso ver-se-iam algumas a cair de cansaço, fome e desidratação.
Assim, se me perguntarem o veredicto, para mim é simples: é uma história falsa, baseada num movimento circular de algumas ovelhas durante alguns segundos/minutos.
Fontes: Daily Mail, Newsweek, ABC.
1 comentário
Se elas estivessem andando em círculos, sem comer nem beber, provavelmente já veríamos alguns exemplares (se não todos) falecidos devido a fome e desidratação, e talvez cansaço.
Posso estar enganado, mas é o que penso por ora. Precisaria de mais dados para pelo menos tentar encontrar um pensamento mais lógico e plausível.