Viajante no Tempo?

Crédito: Kevin Ku, unsplash

Um jovem estava em casa sem fazer nada. Decidiu criar uma conta no TikTok, com o nome Eno Alaric, e resolveu alegar que é um viajante no tempo, vindo do ano 2671. Devido a isso, conseguiu imediatamente centenas de milhares de seguidores.

Já que alega que é viajante no tempo, obviamente começou logo a fazer “previsões”: previsões para nós; para ele, é passado.

Por exemplo, neste vídeo, ele disse que:
– em Novembro de 2022, o Telescópio James Webb iria encontrar um planeta igualzinho à Terra (como no filme Another Earth).
– em Dezembro de 2022, um cometa iria colidir com a Terra e iria trazer espécies extraterrestres para a Terra (panspermia, como no filme Evolution).
– em Fevereiro de 2023, 4 adolescentes iriam encontrar um portal que permite viajar por toda a galáxia (como no filme Stargate).
– em Março de 2023, cientistas vão descobrir novas espécies de vida na Fossa das Marianas (parecido com o filme Abismo).
– em Maio de 2023, um enorme tsunami vai arrasar San Francisco e outras partes da Califórnia (como o filme Deep Impact).

Mas não se preocupem.
Noutro vídeo, ele promete que irá conseguir “salvar” 8 pessoas, que irá levar para o ano 2671.

Já noutro vídeo diz que o mundo vai acabar.
E ainda noutro vídeo diz que uma raça alienígena hostil irá conquistar este planeta, mas que a 23 de Março de 2023, um alienígena bom que teve o planeta destruído por essa raça, e que se chama The Champion (claramente, nos outros planetas, fala-se inglês), irá salvar 8000 pessoas, levando-as para um outro planeta habitável.

Curiosamente, noutro vídeo, ele disse que um dos maiores eventos da história iria acontecer no dia de Natal, 25 de Dezembro, de 2022: neste dia, os extraterrestres iriam chegar à Terra.

Porque falo disto?
Porque alguns jornais reportaram isto como “notícias“.
Porque milhares de pessoas acreditam nestas tretas, como se vê em vários comentários nestes vídeos.
E porque alguns comentários são interessantes/humorísticos. Exemplo: “Eu também sou um viajante no tempo. E sei qual é o famoso evento a 25 de Dezembro: é o Natal.”

Por fim, fica a reflexão: o nome de utilizador “Eno Alaric” é um anagrama de “Once A Liar” (Uma vez um Mentiroso).

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 03/03/2023 at 06:59
    • Responder

    Me lembrei daquele espanhol que dizia, via Instagram, ter sido hospitalizado com Covid-19 e acordado anos depois em um hospital, alegando-se sozinho pois toda a espécie humana já havia batido as botas. Curiosamente, através do Instagram, ele conseguia contato com as pessoas de seu tempo (presente) e não do futuro (onde ele teria acordado de repente). Ele também se dizia um viajante no tempo.

    Descobri essa história no YouTube, através de um vídeo do jornalista Rafael Machado (brasileiro) que levantou vários questionamentos, entre os quais destaco: “Se todo mundo morreu, quem é que filma você andando na rua, pois claramente vê-se movimento da câmera acompanhando o seu caminhar? E se todo mundo morreu, quem é que te mantém energia elétrica para o seu computador funcionar? A Espanha, que eu saiba, não está 100% automatizada nessa função, existem hoje, 2020, alguns milhares de técnicos e engenheiros espanhóis que atuam ativamente todos os dias para que o país tenha energia elétrica disponível.” Em seu vídeo, Rafael ainda alega poder-se tratar de uma campanha publicitária (jogada de marketing) para promover algum filme ou série, talvez até um curta metragem.

    1. Não me parece que este seja para campanha publicitária…

      Mas lembro-me que há uns anos, um especialista em efeitos especiais divulgou uns OVNIs assombrosos pela internet, de modo a publicitar o filme em que ele participou.
      https://www.astropt.org/2009/09/18/ovnis-no-haiti/

      E mais recentemente, um centro de ciência também fez uma campanha de marketing com OVNIs 😉
      https://www.astropt.org/2013/10/30/visao-perfeita-de-um-ovni-no-canada/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.