O Unreal Engine é um motor de jogo que cria gráficos em 3D para jogos de computador.
No final do ano passado, saiu a versão 5.1.
Esta versão tem tido muito hype devido aos gráficos impressionantes.
A simulação do ambiente é incrivelmente realista.
Neste vídeo, parece que estamos na presença de uma reportagem de televisão: parece mesmo real!
A rua, as casas, o carro, o nome da rua, os caixotes do lixo, as lojas, o som, a luz, etc, são assustadoramente realistas.
Com este tipo de simulações, não vamos conseguir discernir o que é real do que é ficção, mesmo quando estivermos na presença de reportagens informativas.
P.S.: ainda me lembro dos jogos antigos, do final da década de 1980 e início da década de 1990, como Striker, Match Point, Dynatron, ou Commando, para o ZX Spectrum e seguintes, como o 2048 e o mais avançado 2068. Quando, em 1996, saiu o Tomb Raider, fiquei absolutamente deslumbrado com os gráficos. Passei dias imerso no jogo e no seu ambiente 3D. Na altura, nem sequer imaginava que pouco tempo depois (em meros 30 anos), os gráficos computorizados iriam evoluir tanto…
2 comentários
Quem imaginaria isso, naquela altura? Não tinha PC na época (o primeiro só vim a ter em 1995, já aos 18 anos) mas tive 2600 (Atari) e Mega Drive (Sega), em uma época em que expressões como “AI” e “CGI” sequer faziam parte do vocabulário do brasileiro médio (se me falassem essas siglas na altura, provavelmente perguntaria: “O que vem a ser isto?”); também jogava em outros consoles, de amigos meus: Master System, Phantom System, Nintendo (tanto o de 8 quanto o de 16 bits, nos dois sistemas: o americano e o japonês) pois eram os consoles tradicionais no Brasil.
Esqueci um detalhe: também tive as 2 versões do Telejogo (só não me recordo se foi a Philips ou se foi a Philco Hitachi a trazê-los pro Brasil).