NASA escolhe Blue Origin para ir à Lua

Crédito: Blue Origin

Após analisar várias propostas, a NASA escolheu uma parceria com a empresa de Jeff Bezos (da Amazon), a Blue Origin, de modo a que seja esta empresa privada a construir o módulo lunar da missão Artemis V, que irá pousar na Lua em 2029.

Este módulo será denominado: Blue Moon.

A Blue Origin irá receber cerca de 3,4 mil milhões (bilhões, no Brasil) de dólares para concretizar este empreendimento.
Assim, a Blue Origin precisará de projetar, desenvolver, testar e verificar a Blue Moon, para ambientes espaciais e lunares.
Espera-se que a Blue Moon pouse no Pólo Sul da Lua em 2029, onde os astronautas realizarão atividades científicas e de exploração.

Ao criar parcerias com empresas privadas (SpaceX e Blue Origin), a NASA espera que com o aumento da competição, os custos públicos para os contribuintes sejam menores, a inovação seja potenciada, a eficiência aumente, e a economia espacial se expanda.
A própria Blue Origin irá desenvolver o Blue Moon com parceiros como a Lockheed Martin, Northrop Grumman, Draper, Boeing, Astrobotic e Honeybee Robotics.

Fontes: NASA, Blue Origin, Reuters.

1 comentário

  1. Em Portugal, entregar estas coisas aos privados, acaba sempre por ficar ainda mais caro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.