Caminhadas espaciais

Crédito: NASA

Os astronautas na Estação Espacial Internacional estão constantemente a fazer caminhadas espaciais (spacewalks).
Só este ano, até Julho, já por 9 vezes saíram da segurança da estação espacial.
Todos os passeios exteriores demoram entre 5 e 8 horas.
Podem ver a lista dos spacewalks, aqui.

Crédito: NASA

Recentemente, no passado dia 15 de Junho, os astronautas Woody Hoburg e Stephen Bowen fizeram um passeio de mais de 5 horas. Mas, como sempre, não foi um passeio de lazer. A atividade extraveicular teve um objetivo de trabalho: realizar uma tarefa complicada e vital para a estação espacial: instalar um novo conjunto de painéis solares, de modo a que a estação espacial possa ter mais energia.

Stephen Bowen tem o recorde norte-americano de spacewalks (juntamente com 4 outros astronautas).

A Estação Espacial tem agora 6 novos conjuntos/”braços” de painéis solares: eles denominam-se iROSAs – Roll-Out Solar Arrays.
Cada novo iROSA produz mais de 20 kilowatts de eletricidade. Em conjunto, os 6 iROSAs aumentam a produção de energia da estação espacial em cerca de 30%.
Na imagem abaixo aparecem os 6 novos painéis, sendo que os legendados foram colocados a 9 de Junho e a 15 de Junho de 2023.

Crédito: NASA

Mais recentemente, no dia 22 de Junho, os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin também realizaram um passeio de trabalho fora da estação espacial.
Esta caminhada espacial teve como objetivo substituir (atualizar e reparar) dispositivos (equipamento, hardware) de comunicação e científicos. Uma das tarefas também foi fotografar o módulo de serviço Zvezda de modo a avaliar a sua condição. Por fim, eles também recuperaram alguns pacotes com experiências científicas que tinham ficado dentro dos módulos Zvezda e Poisk.

Fontes: NASA, NASA, Space.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.