Uri-Files

Uri Geller é uma pessoa bastante famosa nos meandros da pseudociência.
Este israelita tornou-se uma celebridade mundial por afirmar que tinha poderes paranormais. Com esses poderes, conseguia dobrar colheres, parar relógios, etc – claramente, os supostos poderes são demasiado insignificantes.

Quando eu era pequeno, lembro-me de o ver num programa de televisão em direto.
Lembro-me dele dizer que as pessoas deviam ir buscar os talheres e os relógios e colocá-los em cima da televisão, porque ele iria dobrar os talheres e parar os relógios. A minha família fez isso.
Após ele “executar os poderes”, os nossos talheres estavam na mesma, e os relógios continuavam a funcionar.
Lembro-me dele, no final, dizer que tinha a certeza que na grande maioria dos lares, tinha tido sucesso. Era fácil enganar os telespetadores, já que eles não iam falar com outras 100 pessoas a perguntar se os poderes dele tinham resultado. Vê-se que o incentivo à pseudociência e a enganar deliberadamente os espetadores já vem de longe: não é uma característica recente das televisões.

Recentemente, ele tem feito alegações extraordinárias sobre extraterrestres. Para ele, tudo o que não consegue explicar, só pode ser obra de extraterrestres.

No mês passado, mostrou publicamente uma fotografia nas suas redes sociais, dizendo que não podia revelar a localização ou outro tipo de informação sobre a fotografia. No entanto, referiu que viu corpos alienígenas recuperados pela NASA. E até falou em duas pessoas que estiveram ligadas às missões Apollo.
Ou seja, apesar de deixar o mistério no ar (não revelando pormenores sobre a fotografia), foi apontando nomes (de pessoas que já morreram) de modo a dar credibilidade ao seu testemunho de que viu extraterrestres em locais secretos da NASA.

O problema é que a “fotografia” é uma imagem mostrada no episódio Redux, da série X-Files.
Este episódio foi inicialmente transmitido em 1997.

Conclusão: mais uma mentira foi desmascarada.
O problema é que muita gente continua a acreditar nestas tretas…

Crédito: 20th Century Fox Television

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 24/09/2023 at 14:25
    • Responder

    Eu lembro. Anos 1980, eu era criança (no máximo, pré-adolescente) e via sempre esse sujeito (além de um discípulo seu, brasileiro, Thomaz Green Morton, mais conhecido como “O Homem do Rá”) em tudo que era emissora de televisão brasileira.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomaz_Green_Morton

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.