Auroras em Portugal

Por vezes acontecem (como podem ver aqui), mas é raro Portugal (devido à sua latitude) ter espetáculos de auroras nos céus.

Desta vez aconteceram na noite de 5 de Novembro de 2023 e deslumbraram as pessoas que presenciaram este espetáculo de luzes.

Como é dito no jornal Público, aqui:
“Esta expansão das auroras boreais até baixas latitudes foi desencadeada por uma tempestade geomagnética, resultante da interacção entre o vento solar e o campo magnético da Terra. É a intensidade das partículas solares que gera a visualização de faixas de cor nos céus em locais pouco habituados a observá-las.
Ricardo Gafeira e Teresa Barata, especialistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, clarificam: “Dependendo da intensidade da tempestade geomagnética, as auroras podem estender-se a latitudes mais baixas. Tipicamente, quando isso acontece, tendem a ter uma cor mais avermelhada, como se verificou na Ucrânia, porque estamos a observar camadas mais superiores da atmosfera, onde a composição é diferente, em oposição às auroras clássicas do círculo polar”.”

Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional português, partilhou na sua página de Facebook:

O fenómeno também foi filmado em pleno vôo por pilotos da TAP quando faziam a viagem a partir de São Francisco:

Obviamente, este fenómeno não ficou circunscrito a Portugal.
As auroras boreais também foram vistas em países como Ucrânia, Itália, Eslováquia, Hungria, Grécia, etc. Nos EUA, foi possível ver as auroras em estados do sul, como o Texas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.