Mundo à Vista na Islândia

O segmento Mundo à Vista, da SIC Notícias, é muito bom.
Feito por Teresa Conceição, Joel Santos e Magali Tarouca, mostra a beleza do nosso planeta: a natureza em todo o seu esplendor biológico e geológico.
As paisagens são sempre deslumbrantes! Infelizmente, são frágeis e temporárias.

Podem ver os episódios das 5 temporadas, aqui e aqui.

Gostei especialmente do primeiro episódio da temporada 5, que podem ver aqui.

O episódio é dedicado à Islândia.
A jornalista diz que é uma Terra do Fogo e do Gelo, um país de contrastes, do quente e do frio, de forças extremas e opostas, de erosão e criação, etc.
Lembro que nesta terra gelada existem 32 sistemas vulcânicos atualmente considerados ativos, sendo 15 deles considerados muito ativos.

Como diz um explorador islandês, é uma ilha que só existe devido às erupções vulcânicas. São as erupções que proporcionam a vida.
Aliás, o mesmo explorador diz que para combater o aquecimento global do planeta, provocado pelo Homem, talvez a solução esteja na própria natureza: uma enorme erupção vulcânica, que cubra o céu de gases e cinzas, impedindo a luz solar de chegar ao solo, deverá arrefecer o planeta durante centenas de anos, contrapondo-se ao aquecimento desenfreado provocado pela poluição humana.

Neste episódio, tal como noutros, há um especial foco nas alterações climáticas.
Na Islândia, é possível assistir de perto à velocidade das transformações, nomeadamente ao derretimento dos glaciares e das grutas de gelo.
O glaciar Okjökull (geleira Ok) desapareceu oficialmente em 2014.
As cavernas de gelo maiores já desapareceram, e a última caverna de gelo sob o vulcão Katla poderá desaparecer este ano, devido às temperaturas estranhamente quentes na Islândia.

O último minuto do episódio é muito bom, com mensagens dos investigadores, exploradores e guias que sempre viveram na Islândia.
Por exemplo, são contra a cultura do consumismo: de estarmos sempre a tentar comprar “o último modelo de algo” online.
Mas o mais curioso foi a última mensagem: existe uma boa notícia sobre as alterações climáticas e o aquecimento global do planeta: a Terra na qual vivemos vai sobreviver. Nós, Humanos, é que não vamos sobreviver. E a Terra será provavelmente mais “feliz” sem nós a atrapalhar o curso natural das coisas. Afinal, nós não merecemos o planeta onde estamos e a natureza que nos rodeia, já que não respeitamos o planeta nem a natureza.

Isto está de acordo com o que eu tenho escrito aqui em diversos artigos: ao contrário do que dizem os ambientalistas, as medidas contra as alterações climáticas não visam salvar o planeta, porque ele continuará cá. A Terra não precisa disso.
Essas medidas servem para manter o planeta “estático”, com as mesmas condições ambientais, de modo a que os Humanos possam sobreviver no planeta. Ou seja, as medidas servem para salvar os Humanos e não para salvar o planeta.

Crédito: SIC, Mundo à Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.