Caos digital

Ecrã azul que aparece quando algo corre mal no arranque do computador.

Na manhã de hoje, as notícias davam conta de um caos generalizado, fruto de uma mera atualização informática que deu errada.

Os computadores passaram a mostrar o chamado BSOD: blue screen of death – ecrã azul da morte.
O temível ecrã azul, que aparece sempre que o computador não quer iniciar, e ficamos sem saber o que fazer.

Uma atualização defeituosa no antivírus Falcon, da empresa de ciber-segurança CrowdStrike, levou a uma falha generalizada em todos os computadores que utilizam esse sistema de ciber-segurança com o sistema operativo Windows 10.

Infelizmente, isto inclui grandes empresas um pouco por todo o mundo.

Por exemplo, nos EUA, os aeroportos “fecharam”: sem computadores a funcionar, as companhias aéreas não puderam efetuar os vôos, o que levou a milhares de passageiros furiosos retidos nos aeroportos.
Nos EUA, até o número de emergência (911) deixou de funcionar!

Em Espanha, há pessoas retidas em Palma de Maiorca sem conseguirem viajar.

Em Hong-Kong, na Alemanha, na Índia, no Japão e na Austrália, também existem centenas de milhares de pessoas retidas nos aeroportos.

Em Inglaterra, a televisão Skynews deixou de funcionar, e a Bolsa de Valores de Londres não atualizava.

Na Alemanha, dois hospitais tiveram que cancelar cirurgias.

Na Nova Zelândia, os serviços do Parlamento não funcionam.

Na Austrália, grupos de comunicação social (como televisões), bancos e empresas de telecomunicações (telefones), deixaram de funcionar.

No Brasil, muitos foram os clientes de bancos que reportaram que não conseguiam aceder às suas contas a partir de computadores ou telemóveis/celulares.

Em Portugal, algumas operadoras de telecomunicações (como a MEO e a NOS) deixaram de funcionar.

Assim, supermercados, meios de comunicação televisivos, serviços de saúde, bancos, aeroportos, etc, um pouco por todo o mundo, tiveram problemas: deixaram de funcionar.

Até a NASA foi afetada. Felizmente, os problemas foram mínimos.

Como disse Troy Hunt, da Microsoft na Austrália, o medo generalizado que tivemos do Y2K (o bug da transição do milénio, no ano 2000), aconteceu hoje, em 2024:

No início, pensou-se que era um ciberataque.

A conspiração que ganhou adeptos era que tinham sido os russos, já que esta empresa, CrowdStrike, detectou um ataque organizado de hackers do governo da Rússia ao partido Democrata em 2016.

No entanto, a falha teve uma causa mais simples: um defeito na atualização do software.

Isto faz pensar:

– a ciência funciona! Quando a tecnologia baseada em ciência pára de funcionar, gera-se o caos.
Todos os dias, utilizamos em ciência em tudo o que fazemos. E com sucesso! Mesmo que não dêmos conta.

– o quanto estamos dependentes de tecnologia.

– o quanto uma pequenina coisa, como uma simples atualização de um software, pode levar ao caos mundial…

– todos os dias estamos dependentes de triliões de pequeninas coisas que podem dar errado. O estranho nisto tudo, probabilisticamente falando, é estes problemas não existirem mais vezes…

Por todo o mundo, os memes a gozarem com o sucedido apareceram imediatamente:

2 comentários

    • Jonathan 'Hamelin' Malavolta on 20/07/2024 at 21:19
    • Responder

    Windows FOI um sistema operacional! Hoje não é mais, está mais para sistema operalixão mesmo! Foi um sistema DE VERDADE E DE FATO quando o Bill Gates TRABALHAVA na Microsoft e se envolvia DIRETAMENTE com seu código-fonte. Assim que ele e seu sócio cofundador da Microsoft anunciaram as respectivas aposentadorias, esse sistema caiu drástica e vertiginosamente em TUDO: qualidade, desempenho, funcionalidade, velocidade, segurança, operacionalidade, etc. Se tornou um caos e só está prestando para uma coisa, tirar os usuários do sério, mesmo aqueles que não utilizam versões de servidor e tampouco esse anti-vírus mencionado na reportagem (meu caso). Se eu soubesse formatar um PC, já estaria usando Linux há muito tempo.

    Por conta da falta de desempenho do Windows, eu pessoalmente já quebrei um PC na porrada e estou em vias de quebrar um segundo. Só para terem uma ideia, um vídeo no YouTube com 10 minutos de duração eu levo praticamente uma hora inteira para conseguir assistir (imagine um longa metragem de 2 horas de duração), tamanho problema que essa falta de desempenho me causa, eu tenho que a todo instante pausar o vídeo pois a imagem ou congela por dezenas de minutos ou fica como se fosse um artista performático dos anos 1980 fazendo dancinha de robô, e som fica toda hora dobrado, entrecortado, entre outros defeitos e simplesmente fica impossível acompanhar. No caso de filmes, séries e vídeos com curiosidades comuns eu assisto só do Android (que é Linux e me permite levar 10 minutos para assistir e ouvir um vídeo de 10 minutos de duração), já vídeo aulas não dá, sofro de miopia no olho direito e hipermetropia no esquerdo, se coloco uma vídeo aula no Android, por conta da limitação do tamanho da tela e desses dois problemas oculares mencionados, eu não consigo enxergar nenhum gráfico ou texto escrito que o professor compartilhe na tela, já que a letra aparece muito miudinha, mesmo colocando no modo tela cheia, preciso mesmo do PC para isso, e isso está se demonstrando uma verdadeira missão impossível de ser realizada por conta desse lixo chamado Windows (só trava essa porcaria de sistema ruim). Aqui na minha cidade, que é pequena e distante dos grandes centros, os técnicos de informática trabalham formatando exclusivamente Windows (já ouvi de vários deles que é “muito difícil trabalhar com Linux” só que eu já tive a oportunidade de usar um laptop rodando Ubuntu em uma instituição de ensino por mais de um ano, 5 horas por dia, de segunda a sexta feira, e em nenhum momento tive alguma dificuldade no uso, quanto a travar, não presenciei esse defeito no Ubuntu nenhuma vez, ao contrário do Windows, que presencio centenas de vezes ao longo do dia), então eu não tenho escolha, ou uso Windows ou fico sem trabalhar nem estudar pois de outra forma não dá. Se não fosse minha saúde ocular debilitada, eu já teria posto o Android pra rodar um tutorial de formatação e formataria eu mesmo meu PC, fazendo ele rodar um Linux, através das instruções que fossem aparecendo na tela do celular/telemóvel.

    1. Você tem que levar seu computador para arranjar 😉

      Não é normal ele ser tão lento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.