Como o Sol está a “perder força”, então a Heliosfera – “bolha” que protege o sistema solar da radiação cósmica nociva – também está a perder força. Segundo observações recentes, a Heliosfera ficou 25% mais fraca nos últimos 10 anos.
Nov 03
Nov 03
Como o Sol está a “perder força”, então a Heliosfera – “bolha” que protege o sistema solar da radiação cósmica nociva – também está a perder força. Segundo observações recentes, a Heliosfera ficou 25% mais fraca nos últimos 10 anos.
2 comentários
1 ping
Boa noite Carlos Oliveira,
Me chamo Stanley Gaspar. Sou professor de inglês, entratando sou um apaixonado por Astronomia e leia muitas matérias a respeito. Estou buscando 2 informações específicas que até o momento não conseguir encontrar uma fonte segura ou até mesmo não conseguir sabe onde conseguir estas informações.
Segue minhas 3 buscas específicas:
1 – Nas astronomia existem algum conceito que se chama “Espaço neutro”?. Eu li um livro e lá a pessoa havia dito que o espaço onde existe o encontro do campo magnético entre 2 Planetas seria chamado “espaço neutro”. Lá dizia que quando uma pessoa sai da influencia do campo magnéfico da Terra e entra no domío do Planeta Marte existe uma grande turbulência que depois e estabilizada. Isso é verdadeiro? existe esse tipo de situação?
2 – O campo de domínio do Sol vai até onde? Vai até onde se encontra o campo de domínio de outro sol vizinho?
3 – Existe algum site ou blog onde consigo consultar a distãncia entre o Planeta Terra e Planeta Marte de uma data específica?
Por exemplo, eu estou tentando encontrar alguma site confiável que informe a distância entre a Terra e Marte no mês de Maio de 1958. Pode ser qualquer dia do mês de Maio de 1958.
Ficarei muito grato se puder me responder ou souber me informar onde consigo fontes para pesquisar essas 3 perguntas.
Desde já agradeço muito !!!
Stanley Gaspar
Author
1 – Eu penso que se estará a referir a domínio gravitacional e não magnético.
Na Terra, temos os Pontos de Lagrange.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_de_Lagrange
https://solarsystem.nasa.gov/resources/754/what-is-a-lagrange-point/
Esses são pontos de equilíbrio, de “neutralidade” nas gravidades de dois corpos.
2 – Normalmente considera-se que vai até ao exterior da Nuvem de Oort. Cerca de 1 ano-luz de distância do Sol.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_Oort
https://solarsystem.nasa.gov/solar-system/oort-cloud/overview/
https://solarsystem.nasa.gov/solar-system/oort-cloud/in-depth/
A estrela mais próxima (Proxima Centauri) encontra-se a cerca de 4 anos-luz de distância da Terra.
O Sol tem pouca influência gravitacional em Proxima Centauri, devido à equação de Newton: estão muito longe uma da outra.
(o seu celular/telemóvel tem mais influência gravitacional no Stanley que o Sol em Proxima Centauri, precisamente devido à distância)
Existem pontos de Lagrange entre todos os planetas e a sua estrela. Assim como existem pontos de Lagrange entre o planeta e as suas luas.
Por exemplo, existem pontos de Lagrange entre Marte e o Sol. Assim como existem entre Saturno e Titã. etc, etc, etc.
No entanto, não existe um ponto de Lagrange entre Terra e Marte, porque não se orbitam mutuamente.
Assim, não existe ponto de Lagrange entre o Sol e Proxima Centauri, porque as estrelas não se orbitam mutuamente.
No entanto, para responder à pergunta, em termos gravitacionais, se formos viajando para lá da influência do Sol, deve existir uma região em que a influência gravitacional de Proxima Centauri passa a ser maior do que a influência Solar. Gradualmente, a influencia gravitacional do Sol vai-se perdendo e a de Proxima Centauri vai-se intensificando.
Mas do que eu tenho conhecimento, não se sabe exatamente onde isso é. Temos que enviar sondas para saber isso. E elas demoram dezenas de milhares de anos a lá chegar…
3 – Neste site tem a distância de Marte em direto:
https://theskylive.com/mars-tracker
Se fôr a este site, na direita, tem um calendário. Se clicar na setinha para a esquerda, pode ir até anos passados. Clica em Compute Ephemeris, e na nova página, tem em baixo um calendário que pode ir até ao ano 1600. Pode mudar o ano, o mês e o dia. E pode mudar a hora e os minutos. Isto é importante, porque dependendo do dia, a distância vai mudando.
https://theskylive.com/planetarium?objects=sun-moon-mars-mercury-venus-jupiter-saturn-uranus-neptune-pluto&localdata=51.48%7C0%7CGreenwich%2C+United+Kingdom%7CEurope%2FLondon%7C0&obj=mars&h=11&m=00&date=1958-05-15#ra|23.06783795230186|dec|-7.935637123341636|fov|74
Eu coloquei 15 de Maio de 1958 às 12 horas de Londres.
Marte estava a 204 milhões de quilómetros de distância da Terra.
abraço!
[…] – Sol: problemas, máximos e mínimos, manchas, variável, SDO, tempestade, tornado, heliosfera, canção. Dois Sóis. Halo Solar em Fátima. Pilar Solar (aqui). Geração. Sol na mão. Sol visto […]