Soyuz TMA-15 – Expedição 20 na ISS

sco8236_large0

A Rússia levou a cabo o lançamento dos membros da Expedição 20 que irão duplicar o tamanho da tripulação permanente a bordo da estação espacial internacional.
O lançamento da Soyuz TMA-15 teve lugar no dia 27 de Maio de 2009 e foi levado a cabo por um foguetão 11A511U-FG Soyuz-FG a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.
A bordo da Soyuz TMA-15 seguiram o cosmonauta russo Roman Yurievich Romanenko (Comandante da Soyuz TMA-15 e Engenheiro de Voo da ISS), o astronauta belga Frank De Winne (Comandante da Expedição 21, Engenheiro de Voo da Expedição 20 e Engenheiro de Voo n.º 1 da Soyuz TMA-15) e o astronauta canadiano Robert Thirsk (Engenheiro de Voo n.º 2 da Soyuz TMA-15 e Engenheiro de Voo da ISS).
Esta é a primeira missão espacial de Roman Romanenko, filho do cosmonauta Yuri Romanenko que chegou a estebelecer um recorde de permanência em órbita terrestre de 365 dias a bordo da estação espacial Mir. Roman Romanenko nasceu a 9 de Agosto de 1971. Por seu lado, esta é a segunda missão espacial de Frank De Winne que nasceu a 25 de Abril de 1961. Finalmente, esta é a segunda missão espacial para o astronauta Robert Thirsk que nasceu a 17 de Agosto de 1953.

No dia 29 de Maio de 2009 a Soyuz TMA-15 tripulada por Roman Romanenko, Frank De Winne e Roberth Thirsk acoplou com o módulo Zarya da estação espacial internacional duplicando assim o número de ocupantes permanentes do posto espacial. Pela primeira vez na história da conquista espacial uma estação em órbita terá seis elementos na sua tripulação permanente.
docking2-0019_l
Este é um aspecto de especial importância e significado, pois com os seis elementos em órbita a ISS podem assim ser explorada no seu máximo potencial abrindo caminho a uma verdadeira colonização do espaço. A utilização da ISS havia sido sempre limitada devido às constantes necessidades de manutenção e reparação que tomavam a maior parte do tempo da tripulação em órbita. Com seis elementos a bordoo tempo disponível para as pesquisas e experiências científicas irá triplicar.
Roman Romanenko, Frank De Winne e Robert Thirsk irão passar os próximos seis meses na ISS. Frank De Winne será Engenheiro de Voo da Expedição 20 assumindo o comando da Expedição 21 em Outubro de 2009 até ao seu regresso em Novembro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.