Descobri há tempos que o Departamento de Geologia da FCUP tem uma cadeira de opção em geologia planetária. É uma novidade em Portugal e por isso merece a minha atenção. Não conheço a docente que dá esta cadeira (obviamente que não é da área), mas noto pelo programa (que é ambicioso) que tem pela frente uma grande vastidão de conteúdos em termos de abordagem. O programa está bem feito, mas não é fácil falar de tantos tópicos em 135 horas, mas calculo que o programa definido tenha em conta essa limitação.
Em relação à bibliografia recomendada, o livro de Gunter Faure e Teresa Mensing é muito bom e acho que é bem aconselhado, assim como o livro do Christiansen e do Hamblin. Já o Universe do Freedman e do Kaufmann, acho um livro desadequado para uma cadeira de geologia planetária, nem percebo o sentido da recomendação. Mas cá fica então a referência a esta novidade portuense.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
As aulas têm sido , muito basicamente, a professora a falar de geologia terrestre, e tudo o que tenha minimamente haver com astronomia ela fala muito calmamente sempre a olhar para os alunos de astronomia para ver se aprovamos o que ela esta a dizer, para além disso, passa a aula a tirar dúvidas dela (sobre a matéria) com os alunos de astro.
Sim, as aulas são no mínimo engraçadas.
E para terminar uma das pérolas da cadeira:
“A Lua imite luz própria”
Eu cheguei a fazer esta cadeira há 2 anos penso eu… Fui o 1º aluno de astronomia a inscrever 😉 pois na altura não fazia parte do bloco de opções do meu curso, visto ser uma cadeira nova da FCUP, criada por uma professora de geologia para os alunos de geologia.
Como a prof [não me consigo lembrar do nome ;( ] se interessava muito por astronomia e era o último ano dela na faculdade (penso que se reformou no ano a seguir) decidiu avançar com a criação dessa cadeira.
Eu gostei bastante das aulas. A prof também tinha um cuidado especial comigo porque eu era o único com poucos conhecimentos de geologia (a não ser a geologia do 12ºano), ao contrário do resto do pessoal, mas tinha vários conhecimentos de astronomia, embora muito teóricos (muitos cálculos e pouca técnica).
A nossa avaliação foi feita a partir de alguns trabalhos de casa e Relatório final, por escrito, com apresentação em powerpoint. O trabalho final consistia na descrição, sob o ponto de vista geológico, de um corpo do sistema solar (planeta/lua ou asteróide). O meu incidiu em Europa, uma das grandes luas de Júpiter. 😀
Soube mais tarde que uma colega da prof continuou a dar a cadeira de geologia planetária, caso contrário teria deixado de existir.
Tenho pena que as aulas tenham mudado bastante, a avaliar pelos comentários anteriores… 🙁
“O sistema solar nasceu de um Big Bang de uma supernova”
foi o que eu aprendi nesta cadeira este ano….
Como poderei expressar o meu sentimento em relação a esta dita disciplina?
PALHAÇADA acho que é uma palavra que se enquadra bem.
A professora não faz a minima ideia do que é geologia planetária, a avaliação é uma anedota (apenas entregar um trabalho escrito e apresenta-lo) e independentemente do quão mau um trabalho de alunos de Geologia estiver (no ano passado houve um grupo de alunos de Geologia a afirmar que Gagarin tinha ido ao espaço com a “sua” cadela Laika) eles têm sempre melhores notas do que os alunos de Astronomia, ie, Geologia tem 18 valores para cima, Astronomia tem notas de 17 valores para baixo (o grupo que fez o comentario do Gagarin e da Laika teve 18!)
Atenciosamente
Uma aluno da FCUP