Há cerca de 2 semanas atrás, numa aula sobre evolução da inteligência e evolução da cultura, passamos cerca de 1 hora a discutir os prós e contras de civilizações extraterrestres utilizarem a competição ou a cooperação.
Olhando para a evolução humana (e não só), vemos um predomínio da competição. A nível tecnológico, vemos até o quanto evoluímos em pesquisa para guerras, ou mesmo em conquistas no passado.
No extremo oposto, temos os voluntários por todo o mundo que dedicam a sua vida à cooperação (estou a pensar por exemplo em situações humanitárias em que o objectivo não é competir uns com os outros), mas será que a sociedade evolui em termos sociais e tecnológicos com eles?
Ainda na cooperação temos as famosas cooperativas que têm dado resultado. Ou até mesmo este blog que vive da cooperação entre os vários colaboradores e não através da competição com blogs individuais.
Mas será que a fórmula da cooperação funcionaria em extraterrestres?
Será que espécies extraterrestres que não tenham competição mas somente cooperação, têm hipóteses de desenvolver inteligência ao nosso nível (ou superior) e evoluem tecnologicamente da mesma forma que nós?
Será possível evoluir biologicamente, culturalmente, e tecnologicamente, sem competição e somente através da cooperação?
Já agora, o poder da cooperação (e também do altruísmo sobre o egoísmo) pode ser visto neste recentemente famoso vídeo:
Últimos comentários