Noite da Lua


Hoje à noite, é a noite mundial para observação da Lua.
observar a Lua

Vejam aqui, e aqui.

Astrónomos profissionais e amadores, clubes de astronomia, planetários, centros de ciência e todos os entusiastas da astronomia em todo o mundo estão convidados para celebrar o companheiro celestial da Terra, a Lua, no sábado, dia 18 de Setembro de 2010.

O projecto Internacional “Observe a Noite da Lua (InOMN)” acompanha o grande sucesso das missões lunares em 2009.
A Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) já enviou mais imagens detalhadas e dados digitais, durante o seu primeiro ano a orbitar a Lua, do que qualquer outra missão planetária da história.
Numa busca sem precedentes de água por baixo da superfície da Lua, a Lunar Crater Observation Sensing Satellite (LCROSS) colidiu com uma região localizada no Pólo Sul da Lua.

InOMN baseia-se na primeira celebração da NASA das missões históricas durante o Ano Internacional da Astronomia 2009.
Agora, os Astrónomos Sem Fronteiras (AWB) em parceria com as missões e Centros da NASA, junto com outras instituições, trazem para o público a emoção de observar e aprender sobre o astro mais próximo da Terra – incluindo o termo “Internacional” em InOMN.

“InOMN é um esforço comunitário, onde todos podem compartilhar a emoção da exploração da Lua com o público através do desenvolvimento de seus próprios eventos InOMN”, disse Mike Simmons, fundador e presidente da Astrónomos Sem Fronteiras. “Eventos de observações públicas com telescópios, palestras, realização de apresentações e oficinas nas escolas, e até mesmo eventos online como TweetUps já estão sendo planeados”, acrescenta Simmons.

Junte-se à celebração.
Faça outras pessoas olharem para cima e observarem a Lua … e numa nova perspectiva!!!

logo

Na zona do Porto, podem ir para o Parque Biológico de Gaia, mais precisamente para o Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia (OAPB). Leiam aqui.

Na zona de Lisboa podem ir para a Atalaia, onde se vai observar a Lua e tirar fotografias.

Na zona de Lisboa, podem também participar nas actividades do NUCLIO, com actividades durante a tarde, palestra ao princípio da noite, e observação durante a noite. Leiam aqui.

No Brasil, vejam aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.