ATALAIA – 350 encontros desde 2002

É verdade.

No sábado, dia 16 de Outubro de 2010, ocorreu o encontro nº 350 na Atalaia.

Na realidade houve bastantes mais.

Mas,  da página www.atalaia.org constam 350 encontros, e começam em 2002.

Mas já havia encontros na Atalaia desde 2000 e alguns encontros não foram objecto de reportagem.

De qualquer forma, a página www.atalaia.org é um repositório histórico.

Desde simples relatos de presença, às tentativas de obter as primeiras imagens, às idas a Serpa, à Serra da Estrela, às idas aos observatórios do Roque de los Muchachos em La Palma, a Calar Alto, aos trânsitos de Mercúrio e de Vénus, ao eclipse anular do Sol em Bragança, ao eclipse total do Sol na Turquia, à captura das primeiras imagens do asteróide Portugal, ao aperfeiçoamento das técnicas de captura e processamento de imagens astronómicas, aos espectros, aos exoplanetas, aos relatos de convívio, aos relatos de tertúlias, às brincadeiras, ao apadrinhamento de novos observadores, à participação na campanha da WR 140, à realização do workshop sobre a WR 140,  etc., etc., etc. de tudo há neste extenso rol de relatos, absolutamente único.

Não há fenómeno observável nesta área que não tenha sido objecto da actividade deste grupo, a menos que a meteorologia não o tenha permitido.

A Atalaia tem passado por períodos altos e baixos.

A Atalaia não é uma instituição; é simplesmente um grupo de astrónomos amadores.

Neste momento está em clara fase de crescimento, com observadores fiéis e com o aparecimento constante de novos frequentadores.

Cultiva-se o espírito de convívio, de partilha de material e de conhecimentos, o espírito de tertúlia, o acolhimento caloroso e sem preconceitos a todos os visitantes, quer sejam ocasionais, quer venham para ficar.

No encontro nº 350 tivemos cerca de 15 presenças, 3 pela primeira vez.

E todos os sábados, verão e inverno, desde que o tempo o permita, haverá sempre alguém naquele pequeno rectângulo gentilmente facultado pelo proprietário Sr. António Zorro para local de observação do Grupo Atalaia.

Alberto

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.