Phobos
(cliquem sobre a imagem para a ampliarem)
A APOD de hoje traz a lua de Marte, Fobos, que é bastante negra e pequena, numa fotografia tirada pela sonda europeia Mars Express.
Esta lua (e a outra lua de Marte também) será muito provavelmente um asteróide capturado por Marte, da Cintura de Asteróides.
Fobos não terá uma vida fácil, e está condenada desde já à extinção: gradualmente a sua órbita está a tornar-se mais baixa, aproximando-se perigosamente de Marte. A colisão será dentro de 50 milhões de anos.
Nessa altura, fica desde já prometido que o astroPT irá colocar as fotos dessa colisão aqui no blog. Nessa altura, obviamente, o astroPT terá a sua sede em órbita da estrela Sirius.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários