Ainda não estamos refeitos de toda a discussão sobre a bactéria de arsénico, e outra bactéria está a tentar entrar nas notícias mundiais.
Foi descoberta uma nova bactéria, que gosta de comer ferro, e que está a digerir o famoso Titanic.
O Titanic tem 50 mil toneladas de ferro, por isso vai demorar 20 anos até a bactéria o comer todo, um átomo de cada vez…
A ferrugem do Titanic alberga um complexo ecossistema de 27 tipos diferentes de bactérias.
Leiam em português, aqui e aqui.
Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, e aqui.
5 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
20 anos? Tem informação imprecisa aí…
Author
E no entanto, é o que diz a co-autora do estudo…
Author
Esta bactéria, e outros 9 seres, estão no TOP10 das novas espécies descobertas:
http://www.livescience.com/14277-top-ten-species-2010.html
É por isso que lhe chamam mãe Natureza, sempre a limpar a m3rd@ que os filhos fazem…
Semana de extremos com novos extremófilos. Podem ser encontrados em reactores nucleares, em petróleo (não sei se sabiam mas há uma mosca cujas larvas se alimentam de animais mortos que ficaram aprisionados no petróleo, fazendo dela a única espécie de insecto conhecida até hoje que consegue isso), podem ser encontrados em água de nascentes quentes, em ácido sulfúrico, em rochas, em ambientes de elevada pressão, ambientes altamente salinos… impressionante!
[…] 31 – Vida na Terra: origem com documentário. Origem da Vida. Alentejo. Evolução, comprovada, e mais notícias. Elo Perdido. Biodiversidade, ano, datas. Árvore. 1ª vida artificial. Gaia-Medea. Chaminés Negras. Lost City. Extraterrestres, Abissais. Bactérias de Arsénio: anúncio, descoberta, críticas, falha, wikileaks, negativo, entrevista. Bactéria come Titanic. […]