25 de Dezembro e Estrela de Natal
O ano passado escrevi este artigo, onde disserto sobre 2 assuntos:
– o mérito da Igreja em adoptar o dia 25 de Dezembro como o dia de nascimento de Cristo. 25 de Dezembro era o dia da festa pagã de adoração do “deus-Sol”, já que erradamente se assumia que era o dia do Solstício de Inverno.
– naqueles tempos, era uma prática comum escrever que existia uma brilhante estrela no céu a anunciar o nascimento de pessoas importantes (ex: reis). Daí que a existência da Estrela de Belém foi um artifício literário, um símbolo, incorporado na história para incutir maior importância ao nascimento de Jesus.
São 2 temas de Natal com ligações à astronomia, que para mim não têm qualquer explicação científica, mas têm sim um enquadramento histórico que não deve ser ignorado.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Author
Pessoalmente penso que a ligação a Orion será um “padrão” que se criou à posteriori, e não que fosse pensado na altura…
Julgo que festejavam o dia 25 não pelo solstício mas por o Sol “nascer” no dia 25 mais a norte. Falando em Zeitgeist gostava de saber de alguém com conhecimento se o que se la diz(em termos astronómicos) é verdade. Os 3 reis(cintura de Orion ) alinhado com Sírius(a estrela guia) e o nascimento do Sol no dia 25. E se o sol fica 3 dias na constelação cruz antes de ressuscitar para mais um ciclo solar. E se a constelação virgem desempenha algum papel aparente.