Uma colaboração entre o astronauta da ESA, Paolo Nespoli, e o cineasta Christopher Riley, pretende recriar o que o astronauta russo Yuri Gagarin – primeiro homem a viajar ao espaço e orbitar o planeta – viu em 12 de abril de 1961.
A meio século atrás, o primeiro cosmonauta do mundo, realizou uma viagem de 108 minutos, numa órbita única ao redor do planeta e viu algo que nenhum outro ser humano jamais tinha visto antes: o nosso planeta, a partir do espaço. “Fiquei maravilhado com a beleza do nosso planeta”, disse Gagarin no momento.
Mas, enquanto o explorador documentada sua viagem na nave espacial Vostok 1, através de uma gravação de voz bastante comovente e poético, ele só conseguiu tirar algumas fotografias e não poderia capturar qualquer vídeo do evento histórico.
Então Nespoli, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, recriou a viagem e capturou todo o evento em vídeo HD. Ele apontou a câmara para fora da janela do ISS, e registou a mesma vista da Terra, que Gagarin viu.
Mas combinar a trajectória da ISS com a realizada pela Vostok 1, tanto quanto possível, estava longe de ser fácil. O ISS só imita a viagem do russo – seguindo a mesma trajetória, durante o mesmo tempo do dia – uma vez a cada seis semanas. Assim, Nespoli teve que fazer tudo com precisão para que não falha-se nada, obtendo o vídeo assinalado.
fonte: wiredscience e firstorbit
Podem ver o vídeo e fazer o download (é completamente livre) no sítio do firstorbit no dia 12 de Abril.
2 comentários
Pois tens razão 😛
Já existe… e há somente 2 dias atras 😛
Boa noite,
Parece-me que a informação deste post já constava no do dia 23 de Março divulgado pelo coordenador Sérgio Paulino.
http://www.astropt.org/2011/03/23/a-terra-vista-por-yuri-gagarin/
Cumprimentos